Durante audiência pública realizada, na Câmara dos Vereadores, o secretário de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Adriano Springmann Bechara, informou sobre os novos investimentos realizados pela Administração Municipal. Destaque para o complexo que abrigará o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) e Centro de Referência no Atendimento à Tuberculose e Hanseníase (CRATH) além dos novos equipamentos e viatura que foram entregues ao Departamento de Zoonoses.
“Existe um prédio próprio da Prefeitura, localizado no Bairro Boqueirão, na Rua Copacabana, onde será implantado o CRATH, SAE e CTAP. O local passará por uma reforma para poder receber estes setores. Fazia parte de projeto antigo contar com espaço específico para estes serviços”, analisou Bechara.
Sobre os novos equipamentos destinados a Zoonoses, o secretário afirmou que com estes benefícios o departamento terá condições de atender as necessidades dos munícipes. “Os profissionais terão à disposição uma nova viatura utilizada na apreensão de animais e material instrumental cirúrgico. Estas medidas solucionam as questões pendentes no setor”, disse.
Números - Bechara explicou, na audiência, que a rede municipal de Saúde atende atualmente 95,47% da população fixa, de acordo com dados atualizados pelo SUS. A Cidade conta com 16 Unidades de Saúde da Família (Usafas) com um total de 47 equipes, que cobrem 79,3% da população – estimada pelo IBGE em 249.551 habitantes. O Município possui também quatro multiclínicas, que atendem a 16,44% moradores. “A Administração Municipal segue desenvolvendo serviços para oferecer cada vez mais qualidade no atendimento à população”, comentou.
O secretário aproveitou a oportunidade para reforçar os números dos serviços prestados à população com a instalação das tendas de combate à dengue. Durante o período em que as permaneceram nos Bairros Quietude e Samambaia, foram mais de 25 mil procedimentos específicos para pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença. “Praia Grande tomou todas as medidas possíveis contra a dengue. Não medimos esforços para melhor atender os munícipes. Pessoas de cidades vizinhas procuravam Praia Grande devido à qualidade no atendimento”.
Cada tenda contou com cerca de 100 metros quadrados. O espaço total foi dividido em duas salas para atendimento de 25 metros quadrados cada, além de área para hidratação de pacientes e recepção. O local climatizado ofereceu maior conforto aos atendidos durante o período de funcionamento.