Semana do Educador de Apoio chega ao fim

 

Litoral - 23/07/2010 - 17:02:15

 

Semana do Educador de Apoio chega ao fim

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Evento beneficia três mil funcionários que dão suporte à Educação

Evento beneficia três mil funcionários que dão suporte à Educação

Até amanhã (23), cerca de três mil funcionários que dão suporte à Educação no Município – como atendentes de educação, merendeiros, inspetores de alunos, agentes administrativos e serventes – participam da  7ª Semana do Educador de Apoio, promovida pela Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc). Com o tema “Na onda da Educação, integração é a solução”, o evento tem como objetivo capacitar, valorizar e conscientizar os servidores da importância de seu papel junto aos alunos.

        Além de dinâmicas, brincadeiras e exibição de filmes motivacionais, ocorridos nas escolas, no primeiro dia do evento, os educadores de apoio têm a oportunidade de assistir à peça teatral e às palestras que abordam assuntos como autoestima, emoções, saúde, relações no trabalho e comunicação, entre outros. “Os temas foram definidos a partir de uma enquete que fizemos com os servidores das unidades escolares, onde eles apontaram quais assuntos queriam ouvir”, afirma o subsecretário de subsecretário de Gestão Administrativa da Seduc e presidente da Comissão Organizadora do evento, Roberto Andrade e Silva, conhecido como Betinho. As palestras e peça estão ocorrendo em três pólos: Palácio das Artes, Casa de Portugal e Colônia de Férias dos Vendedores e Viajantes.

Palestras - Ministrada por Alexandre Camilo, a palestra “Redescobrir - Como se Preparar para o Presente” buscou motivar as pessoas ao autoconhecimento e a se concentrarem no presente, dando o melhor de si e comandando suas emoções na vida pessoal e no trabalho, para melhores resultados. “Não adianta ficarmos presos a alguns dogmas do passado, nem vivendo apenas de planos para futuro. Precisamos valorizar o presente, dar o nosso melhor. Às vezes, a gente tem medo de se expor, lutar e ir adiante. Temos de enterrar esses medos e seguir em frente, ser feliz”, frisa.

No formato “One Man Show”, no qual o palestrante discorre e encena a partir de situações cotidianas, a explanação de Camillo abordou os conceitos com muito humor, tornando os espectadores mais próximos dos temas abordados, e também com muita emoção, chegando a arrancar lágrimas dos participantes.

Abordando autoestima, relacionamento interpessoal, autoconhecimento e qualidade de vida, a palestra ministrada por Marcelo Karam envolveu com bom humor os participantes, por meio de uma contextualização interativa e motivacional. “Procuro mostrar ao participante que é importante buscar um sentido para tudo que se faz, um objetivo. Quando você tem um porquê, tudo fica mais fácil”, salienta. “A vida é cheia de compromissos, temos necessidades de fazer muitas tarefas, que nem sempre são prazerosas, mas a forma como cada um lida com isso é que faz a diferença. Quero mostrar isso para o público, levando-o a viver melhor, sem tanta angustia e rancor, fazendo seu trabalho da melhor maneira possível e, sobretudo, sabendo que sua ação tem interferência sobre o outro, sobre as crianças na escola, portanto seu papel é fundamental. Que esta influência seja a mais positiva possível!”.

Karam comentou também sobre a iniciativa do Município em promover o evento. “Não é comum, nas cidades, as administrações públicas compreenderem a importância desses profissionais, nem promover um evento voltado a eles. Parabenizo a Prefeitura por pensar não apenas no professor, mas em toda a estrutura que dá apoio à Educação”.

Teatro – Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir à peça teatral encenada pelo grupo “A Palavra e o Gesto”, pertencente à Cooperativa Paulista de Teatro. Escrita pela atriz e pedagoga Claire Gallizzi especialmente para os educadores de apoio, a peça mostra que o trabalho desses profissionais é fundamental para o bom andamento e sucesso de uma escola. “Procuramos mostrar que sem eles a escola não funcionaria”, ressalta o ator e diretor Celso Cardoso. “Percebemos que Praia Grande respeita esse profissional e o valoriza, a ponto de encomendar uma peça especialmente para essa ocasião. Produzimos um espetáculo com palhaços, que pra nós é a nobreza da dramaturgia”.

        Na opinião da atendente de educação, Patrícia Siqueira, a Semana é muito válida para obter novos conhecimentos e rever seu papel como educadora. “É uma oportunidade que temos de ampliar os conhecimentos. O evento atinge diretamente nossa motivação e valoriza nossa categoria”, enfatiza.

        Para o agente administrativo Everaldo Santana, os funcionários se identificam com os temas abordados. “Os assuntos têm a ver com nosso dia a dia, mostrando, por exemplo, a importância de se trabalhar em equipe e a forma de se lidar com as pessoas. É muito bom para melhorar nosso trabalho”.

O encerramento da Semana do
Educador de Apoio ocorrerá nesta sexta-feira (23) nas escolas municipais que, mais uma vez, promoverão dinâmicas, debates e outras atividades.

Evento beneficia três mil funcionários que dão suporte à Educação

Evento beneficia três mil funcionários que dão suporte à Educação

Evento beneficia três mil funcionários que dão suporte à Educação

Evento beneficia três mil funcionários que dão suporte à Educação

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo