A implantação da Política Municipal de Humanização, Atenção e Gestão desenvolvida pela Secretaria de Saúde Pública de (Sesap) Praia Grande completa um ano neste mês. Como ocorreu ao longo deste primeiro período de trabalhos, ainda estão previstos encontros temáticos e debates até o final do ano.
“A ação tem como principal objetivo desenvolver, ainda mais, a comunicação e integração no ambiente de trabalho entre as equipes de saúde e usuários. O projeto de Praia Grande é realizado em toda a Sesap. Em outras cidades existem focos de humanização, mas nada parecido com o que realizamos”, destacou a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), psicóloga Maria do Carmo Gomes Ferreira.
Recentemente Praia Grande esteve entre os projetos destacados durante o 4º Encontro de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde. “O Município realiza trabalho adotando diretrizes do Ministério da Saúde. Trabalhamos a relação interpessoal dos funcionários e dos atendidos também. A Cidade já é exemplo em ações prestadas à população”, afirmou Maria do Carmo.
Humanização — A Política Municipal de Humanização adotada pela Sesap pretende oferecer alternativas para melhorar as condições de trabalho, comunicação e integração entre as equipes de saúde e usuários, através de atividades que estimulem o profissional a acreditar na melhoria contínua dos serviços. A primeira parte dos trabalhos ocorreu em 2009, com a capacitação dos supervisores de unidades.