A 7ª Semana do Educador de Apoio, promovida pela Secretaria de Educação (Seduc) terá início nesta segunda-feira (19) com a participação de mais de 3.600 funcionários que atuam nas 61 unidades escolares, ginásios (SuperEscola) e na área administrativa da Seduc. O tema do encontro deste ano é “Na onda da Educação, integração é a solução”. A Semana do Educador de Apoio acontecerá até o dia 23 (sexta-feira).
O objetivo da Seduc é valorizar os funcionários das escolas municipais e mostrar que todos (desde serventes, agentes administrativos e trabalhadores) são de fundamental importância para a educação dos alunos. De acordo com os organizadores, esses encontros trazem resultados positivos que são sentidos no cotidiano durante todo o restante do ano.
“Fizemos uma enquete com os servidores que trabalham nas unidades escolares e eles apontaram que quererem receber mais informações sobre saúde e autoestima. Isso será a principal pauta da 7ª Semana do Educador de Apoio”, disse o subsecretário de Gestão Administrativa da Seduc, Roberto Andrade e Silva, conhecido como Betinho, que também preside a comissão responsável pelo evento.
Betinho lembra que o número de funcionários vem crescendo nos últimos anos na Seduc. “Nossos números são grandiosos, até mesmo por ser a secretaria com mais servidores. Em 2003, a primeira edição da Semana do Educador de Apoio reuniu 1.280 pessoas. Em 2009, já foram 3.055 servidores. Este ano temos mais de 3.600. E nossa previsão para o próximo ano é de mais de quatro mil pessoas”, salienta o subsecretário.
Entre os dias 20 e 22, o evento ocorrerá em três locais da Cidade: Colônia de Férias dos Vendedores e Viajantes, Palácio das Artes e Casa de Portugal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Haverá palestras com Alexandre Kamillo e Marcelo Karan e a encenação de uma peça retratando o cotidiano escolar com a Cia Paulista de Teatro. As palestras tratarão de temas como a autoestima, comunicação e as relações no ambiente de trabalho. Nos dias 19 e 23, as atividades serão desenvolvidas nas próprias escolas municipais e na sede da Seduc.
O subsecretário explicou também que para integrar ainda mais os servidores, eles serão mesclados nos polos onde ocorrerão as palestras. “Deste modo, teremos uma melhor integração entre os funcionários, uma vez que não estarão divididos por cargos. Em todos os polos haverá pessoas de várias escolas e seções da Seduc e cargos diferentes”, destacou Betinho.
A chefe do Departamento Pedagógico da Seduc, Sandra Galvão, salientou a importância dos educadores de apoio no processo estudantil dos jovens. “Todos os funcionários auxiliam no andamento e bem-estar da unidade escolar. Eles são agentes administrativos, trabalhadores, serventes, serventes I e II (auxiliar de merendeira e merendeira), atendentes de educação, porteiros, secretárias. Além deles, os agentes administrativos que trabalham na Seduc também participam dos encontros”.
Com essa iniciativa, a Seduc visa fortalecer os laços entre os servidores públicos, e o desses profissionais com os estudantes. “Nosso intuito é fazê-los entender que o educador não é apenas o professor, mas que toda a equipe escolar também interfere na educação das crianças”, ressaltou Sandra.