Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que será ministrado em agosto na Escola Municipal Carlos Roberto Dias, no Boqueirão. No mês passado, o curso foi realizado na Escola Municipal Wilson Guedes, no Bairro Samambaia. A iniciativa faz parte do projeto Libras para a Comunidade, coordenado pela Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação, com o objetivo de socializar a Libras e criar, na comunidade escolar e nas famílias, agentes multiplicadores da língua dos sinais. Qualquer pessoa pode participar. Basta procurar a escola com seus documentos pessoais para fazer a inscrição.
O curso terá a duração de oito horas, distribuídas em quatro aulas, que ocorrerão nos dias 2, 9,16 e 23 de agosto, das 18h30 às 20h30. As aulas serão ministradas pela professora Elaine Ribeiro Cunha. O telefone da escola é 3496-5304.
O projeto Libras para a Comunidade nasceu a partir da iniciativa Libras para Todos, destinada aos alunos com deficiência auditiva e seus professores. “Depois desse primeiro passo, sentimos a necessidade de capacitar as pessoas que convivem com os estudantes, oferecendo a oportunidade para toda a comunidade”, explica a chefe da Divisão de Educação Especial, Márcia Duarte. Desde que foi criado, em 2005, o projeto já beneficiou cerca de 7.300 pessoas. As professoras responsáveis são: Elaine Ribeiro Cunha, Eliane dos Santos Amaral, Maria Isabel Nascimento de Almeida, Rosinês Aparecida Nunes e Adriana Santos da Silva.
Inclusão - Atualmente, Praia Grande atende 63 deficientes auditivos matriculados na rede municipal de ensino. Todos estudam regularmente e acompanham as informações transmitidas em sala de aula. Além de contar com professores capacitados em Libras, eles também têm o apoio de uma equipe técnica, formada por profissionais que os acompanham periodicamente nas unidades.
|