A 7ª Semana do Educador de Apoio, promovida pela Secretaria de Educação terá a participação de mais de 3.500 funcionários que atuam nas 61 escolas e na área administrativa da Seduc. O tema do encontro deste ano é “Na onda da Educação, integração é a solução”. A Semana do Educador de Apoio acontecerá de 19 a 23 de julho.
O objetivo da Seduc é valorizar os funcionários das escolas municipais e mostrar que todos (desde serventes, agentes administrativos e trabalhadores) são de fundamental importância para a educação dos alunos. De acordo com os organizadores, esses encontros trazem resultados positivos que são sentidos no cotidiano durante todo o restante do ano.
“Fizemos uma enquete com os servidores que trabalham nas unidades escolares e eles apontaram querer receber mais informações sobre saúde e autoestima. Isso será a principal pauta da 7ª Semana do Educador de Apoio”, disse o subsecretário de Gestão Administrativa da Seduc, Roberto Andrade e Silva.
Entre os dias 20 e 22, o evento ocorrerá em três locais da Cidade: Auditório Jornalista Roberto Marinho, Palácio das Artes e Casa de Portugal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Haverá palestras com Alexandre Kamillo e Marcelo Karan e a encenação de uma peça retratando o cotidiano escolar com a Cia Paulista de Teatro.
As palestras tratarão de temas como a autoestima, comunicação e as relações no ambiente de trabalho. Nos dias 19 e 23, as atividades serão desenvolvidas nas próprias escolas municipais e na sede da Seduc.
A chefe do Departamento Pedagógico da Seduc, Sandra Galvão, salientou a importância dos educadores de apoio no processo estudantil dos jovens. “Todos os funcionários auxiliam no andamento e bem-estar da unidade escolar. Eles são agentes administrativos, trabalhadores, serventes, serventes I e II (auxiliar de merendeira e merendeira), atendentes de educação, porteiros, secretárias. Além deles, os agentes administrativos que trabalham na Seduc também participam dos encontros”.
Com essa iniciativa, a Seduc visa fortalecer os laços entre os servidores públicos, assim como a relação deles com os estudantes. “Nosso intuito é fazê-los entender que o educador não é apenas o professor, mas que toda a equipe escolar também interfere na educação das crianças”, ressaltou Sandra.