Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2009), utilizado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade do ensino, mostram que o nível da Educação Básica em Praia Grande está acima da média nacional. A Cidade obteve 4,9 pontos no IDEB, na primeira fase do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), enquanto a média nacional é de 4,4. Praia Grande também superou a meta do MEC para o município, que era de 4,6. Na segunda fase do Ensino Fundamental (5ª a 8ª), o Município também superou o País, atingindo o índice de 4,4, enquanto a média brasileira é de 3,6.
As pediatras Flávia Ferreira de Souza, Soraia Issa, Nilza Costa e Bernardina Ribeiro, que trabalham em Praia Grande, no Pronto Socorro do Bairro Quietude, realizaram uma semana de trabalho voluntário na Bahia. Durante o período, as médicas atenderam mais de 450 crianças carentes na pequena cidade de Cumuruxatiba, próxima a Porto Seguro, um dos principais destinos turísticos da Bahia. As médicas viajaram a convite da Associação de Desenvolvimento do Pólo do Descobrimento.
Nos dias de trabalho intenso, as profissionais vivenciaram uma realidade totalmente diferente do cotidiano que estão acostumadas em Praia Grande. “O pediatra mais próximo de Cumuruxatiba fica a 250 quilômetros de distância. A Cidade conta com pequena unidade de saúde. O médico, um clínico geral que atende a todas as necessidades, estava de férias. O serviço à população estava sendo desenvolvido por um dentista”, comentou a pediatra, Flávia Ferreira de Souza.
Por conta de uma população carente e de parcos recursos financeiros, alguns atendimentos só foram possíveis porque um veículo buscava as crianças em casa. “Alguns dos jovens estavam com problemas provenientes de falta de saneamento básico e higiene. Os problemas de saúde de maior incidência foram anemia, vermes e feridas na pele”, explicou a médica.
Apesar das dificuldades encontradas, Flávia fez questão de ressaltar que pretende voltar a fazer este tipo de atividade. “Nós quatro entendemos tratar-se de uma oportunidade única para ajudarmos nossos semelhantes. É muito gratificante desenvolver ações que favoreçam o próximo. As crianças e suas famílias ficam agradecidas. Essa é a principal recompensa”, disse, orgulhosa.