Além do iPhone 4, a Apple atualizou o navegador Safari para Mac e PC durante o WWDC, conferência anual de desenvolvedores da companhia. A Apple diz que o Safari está 30% mais rápido que a versão anterior, e inseriu novas tecnologias compatíveis com HTML5 no navegador, permitindo aos desenvolvedores criarem extensões para o browser para ampliar a experiência de uso do produto.
A principal novidade do Safari 5 é o recurso Reader, que reformata notícias da web em um modo mais fácil de ler ("sem distrações", nas definições da Apple). Ao acessar alguma página com um texto (como uma notícia, por exemplo), o botão Reader aparece na barra de endereços do navegador. Com um clique, o texto é reformatado com uma fonte mais agradável de ler, com maior destaque.
Além disso, como no sistema operacional iOS4, a ser usado no iPhone 4, a Apple inseriu mais uma alternativa de buscador padrão: o Bing, da Microsoft, que faz companhia ao Google e ao Yahoo como mecanismos principais.
Segundo a Apple, o Safari é usado em 200 milhões de dispositivos em todo o mundo, e o seu mecanismo principal, chamado WebKit, está presente em 500 milhões de aparelhos.
O browser já pode ser baixado gratuitamente do site da empresa, em www.apple.com/safari.