Sul e Sudeste terão ondas de até 3,5 m na próxima semana

 

Litoral - 29/05/2010 - 15:32:49

 

Sul e Sudeste terão ondas de até 3,5 m na próxima semana

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil está em alerta para a ocorrência de ressaca no mar na semana que vem. De acordo com a Climatempo, o fenômeno será provocado pelo avanço de uma nova frente fria sobre o Brasil no fim de semana, associada a uma forte massa polar e um ciclone extratropical. A elevação do mar deve chegar ao ápice na quarta-feira, com ondas de até 3,5 m no Rio de Janeiro.

O deslocamento do ciclone e da massa polar vai produzir ventos constantes, de intensidade moderada a forte, sobre uma extensa área sobre o sul do oceano Atlântico, abrangendo toda a costa desde a Argentina até o Sudeste do Brasil. Em situações como esta, acontece o efeito de pista, que é a persistência por vários dias de ventos moderados a fortes, de uma mesma direção. Na semana que vem deve ser observada a pista de sul (ventos do quadrante sul), que deve manter o mar alto por vários dias.

Antes desta grande elevação, as ondas diminuem neste fim de semana na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Neste sábado, as ondas devem variar de 1 a 1,5 m em toda a costa entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. No Espírito Santo, as ondas ficam em torno de 1 m. Para o domingo, a tendência é de ligeira diminuição da altura das ondas e os maiores picos devem ficar em torno de 1 m em toda a costa sul e sudeste do Brasil.

Porém, a partir de segunda-feira, o mar começa a ficar agitado na região e as ondas crescem rapidamente. A situação é de alerta para ressacas nas praias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde as ondas poderão alcançar 3 m de altura. Entre o Paraná e o Rio de Janeiro, o mar também sobe no decorrer da segunda-feira e até a noite as ondas devem atingir altura entre 1,5 e 2 m. A previsão de altura das ondas diz respeito às áreas litorâneas, perto do continente. Nas regiões oceânicas, em alto-mar, as ondas devem ser ainda maiores.

Na terça-feira, o mar segue agitado e com ressaca na costa sul e sudeste, com ondas em torno de 2,5 a 3 m, do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro. Os maiores picos serão nas praias gaúchas, catarinenses e fluminenses. No Espírito Santo, as ondas podem chegar a 1,5 m.

Para a quarta-feira, a tendência é de que as ondas aumentem um pouco mais na costa sudeste, chegando a 3,5 m no Rio de Janeiro e a 3 m em São Paulo, ainda com risco de ressaca. No Espírito Santo, as ondas poderão chegar aos 2 m. Já na costa sul, a tendência é de que o mar comece a baixar, mas ainda com ondas de 2 m.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo