O governo lançou,quarta (28), durante solenidade, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Humberto Costa, a nova Política Nacional de Saúde Mental. O principal objetivo é ampliar a adoção de um modelo de atenção extra-hospitalar aos pacientes. O evento integra as comemorações pelo Dia de Luta Antimanicomial, celebrado no último dia 18.
Durante a cerimônia o presidente Lula assinou mensagem encaminhando ao Congresso Nacional projeto de lei que institui o Auxílio Reabilitação Psicossocial, no valor de R$ 240,00. O benefício consiste no principal insumo do Programa de Volta para Casa, que objetiva estimular a ressocialização de pacientes acometicos de transtornos mentais e egressos de longas internações. Será anunciada também a criação de novos Centros de Atenção Psicossocial(CAPS).
Durante a cerimônia, foram homenageados municípios, pessoas e instituições que se destacaram na luta antimanicomial e na organização dos serviços de saúde mental extra-hospitalar.
|