O Irã poderá produzir, com o número de centrífugas instaladas, uma quantidade suficiente de urânio altamente enriquecido para construir uma bomba nuclear em um ano, disse o chefe da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA nesta quarta-feira. Mas provavelmente precisaria de três a cinco anos para completar um armamento pronto para o uso.
"O consenso geral - sem saber novamente o número exato de centrífugas a que temos visibilidade - é que estamos falando de um ano", disse o tenente-general Ronald Burgess. Depois disso, com o urânio altamente enriquecido, a "experiência diz que levará três a cinco anos", segundo o general James Cartwright, vice-presidente do Estado Maior americano.
Michele Flourney, sub-secretária de Política de Defesa, disse que o presidente Barack Obama deixou claro que todas as opções para frear o programa nuclear do Irã estão na mesa mas "opções militares não são preferíveis e nós continuaremos a acreditar que a abordagem mais efetiva nesse momento é uma combinação de diplomacia e pressão."