Uma das avenidas mais movimentadas do Rio de Janeiro, a Avenida Brasil, receberá a partir desta quarta-feira sinal gratuito de internet sem fio. A cobertura, resultado do programa Rio Estado Digital, que já totaliza mais de três milhões de beneficiados em todo o Estado, vai alcançar toda a extensão da via, que tem 58 km e passa por 28 bairros da zona oeste da cidade, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas. O governador Sérgio Cabral participou da solenidade de inauguração do projeto, que envolveu investimentos de R$ 4,5 milhões.
O sinal de internet deve alcançar, segundo o governo estadual, um raio de 200 a 300 metros para cada lado da avenida, medidos a partir da mureta central, onde estão instaladas as 163 antenas. O sinal de internet pode ser captado por desktops e laptops que tenham placa de rede sem fio e por celulares que tenham condições de captar o sinal wi-fi. A novidade é a mobilidade, já que uma pessoa pode percorrer todos os 58 quilômetros de extensão da via conectada à internet.
Além do sinal gratuito de internet, o governo estadual, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, vai oferecer também cursos técnicos e profissionalizantes para os usuários da rede. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) deve instalar quiosques equipados com computadores ao longo da via, onde serão ministrados os cursos básicos de informática e serviços via internet para a população.
Com a inauguração do sinal gratuito de internet sem fio na Avenida Brasil, o programa Rio Estado Digital fecha 2009 atendendo a mais de três milhões de pessoas, já que ele está em funcionamento nas orlas de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, no morro Santa Marta e na Cidade de Deus e em seis municípios da Baixada Fluminense, beneficiando, só nesta região, cerca de 1,7 milhão de pessoas.