O prefeito de São Bernardo do Campo participou na segunda-feira (26/10) da palestra Pré-sal e o Futuro do País, com a ministra Dilma Rousseff. A atividade fez parte do Fórum de Temas Nacionais 2009, realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Empreendedores do Brasil (ADVEB), com o apoio da Prefeitura.
Para o prefeito, a chegada de uma entidade como a ADVEB ao Grande ABC auxiliará a economia local. Ele ressalta que a tecnologia é uma das ferramentas que mais receberá investimento em todo o País. "Vamos fazer investimentos principalmente na área tecnológica, utilizando a inteligência da região. A presença da ADVEB seguramente irá potencializar a economia local", afirmou.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, destacou que a demanda da Petrobras relacionada ao pré-sal fará com que cerca de R$ 20 bilhões sejam movimentados por ano, sendo que uma parte será destinada para o ABC. "Eu acredito que, com a tradição que tem o ABC nesta área, uma parte significativa da demanda pode ser atendida por essa grande região", afirmou.
O investimento poderá acontecer porque a estatal será a única operadora das reservas na camada do pré-sal. Segundo Dilma, ela é a única operadora que faz as contratações e que define quem será contratada.
A ministra ressaltou que o País vivenciará um período que ela chama de desafio binômio - oportunidade e trabalho. A oportunidade se resume em alavancar o setor de serviços para que a economia se baseie nisso e o trabalho, para a execução de tantas demandas. "Ninguém é país do futuro se não é o país do presente", disse.
Os recursos do pré-sal também poderão ser usados para combater a pobreza, melhorar a educação e incentivar pesquisas científicas e tecnológicas. "Esses recursos do pré-sal têm um destino fundamental, que é garantir a todos os brasileiros uma igualdade de oportunidades", completou a ministra.