Os presidentes da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima), Edgar da Silva Ramos, e da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen Leal, anunciam hoje (22), às 13h, em entrevista coletiva, na sede da Associação, no Rio de Janeiro, a assinatura de acordo para o lançamento do Programa de Certificação ANDIMA, desenvolvido em conjunto pelas entidades. Também participa do
convênio a empresa especializada em testagem à distância Prepona Testing & Training Management, responsável pela tecnologia do projeto.
O programa objetiva atender determinação do Conselho Monetário Nacional, que tornou obrigatório - através da Resolução nº 3.057 de dezembro de 2002 - o exame de certificação para funcionários de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC que desempenham atividades de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos.
De acordo com a Resolução, devem ser certificados a cada ano, a partir dejaneiro de 2003, pelo menos 25% dos profissionais de cada instituição, de forma que o processo esteja concluído até dezembro de 2006. Estima-se que a iniciativa alcançará, no total, entre 80 e 100 mil pessoas.(Alana Gandra)
|