O faturamento do comércio na região metropolitana do Rio de Janeiro apresentou, em abril, uma queda estimada em 10,13%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Fecomércio-RJ.
O diretor do Instituto, Luiz Roberto Cunha, atribuiu esse resultado ao aumento do custo dos produtos de subsistência, que reduziu o poder de compra do consumidor, e ao grande número de feriados em abril. Ele também apontou os juros como explicação para a queda no faturamento. “O resultado espelha as dificuldadades por que passam os consumidores. Não podemos esquecer a diferença entre as taxas de juros. Em abril do ano passado, a Selic estava em 18,5%, contra 26,5% em abril deste ano”, disse o economista.
Os ramos que apresentaram as maiores quedas de faturamento em abril foram veículos (-25%) e joalheria (-24,64%). Os setores de farmácia, com 2,03%, e supermercados (1,82%) foram os únicos a apresentarem aumento de receita em relação a abril de 2002. A pesquisa do Instituto Fecomércio-Rj abrange 850 estabelecimentos de 18 ramos de atividade comercial.
|