Crise: Lula diz que indústria automobilística foi uma vergonha

 

Economia - 10/08/2009 - 22:53:07

 

Crise: Lula diz que indústria automobilística foi uma vergonha

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "vergonha" nesta sexta-feira a atitude da indústria automobilística de, diante da crise financeira mundial no final do ano passado, diminuir bruscamente a produção e cortar postos de trabalho. Na avaliação do presidente, atitudes como essa foram "sem nenhuma necessidade" e "certamente" a pedido das matrizes das empresas.

"Nessa crise econômica quem sustentou o País foi o consumo da população e o governo. A indústria automobilística foi uma vergonha o que fez em dezembro. Parou suas atividades em dezembro sem nenhuma necessidade, certamente a pedido de suas matrizes. Não teria caído o PIB industrial se não tivesse havido o pânico que houve", reclamou o presidente.

Apesar de informar que não pretendia falar das turbulências econômicas internacionais por considerar que "a crise parece nota de um real, todo mundo conhece e já sabe", Lula lamentou que as oscilações na economia mundial tenham "freado" o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

"É uma pena que essa crise econômica deu um certo freio, mas perguntem qual país criou 10 milhões de empregos em cinco anos?", disse, traçando perspectivas otimistas para o Brasil nos próximos anos.

"A economia vai continuar crescendo. A nossa chance de 2010 é de ter crescimento bom, diria que acima de 4,5%, 5% é bom. Acho que um crescimento estável do Brasil pode em dez anos dar salto de qualidade que até nós mesmos que moramos aqui vamos estranhar", estimou.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo