A Prefeitura de São Bernardo oferece, gratuitamente, testes para sífilis, hepatite B e C e anti-HIV. Todas as terças e quintas-feiras, às 9h, profissionais de saúde do programa DST/Aids realizam palestra sobre doenças como sífilis, gonorréia, cancro, condiloma acuminado, herpes genital e HIV/Aids. Por intermédio de cartazes, sintomas, causas, conseqüências, cuidados e a importância da prevenção são explicados para os interessados.
No segundo momento, os participantes podem realizar os testes Elisa I e II (anti-HIV), de hepatite B e C e de sífilis. Na entrega dos testes, as pessoas podem conversar com psicólogos sobre os resultados dos exames. Caso os dois exames de anti-HIV – repetidos depois de 3 meses – derem positivo, o paciente é encaminhado ao Programa Municipal de DST/Aids para consulta com médico, realização de exames complementares e tratamento. Os exames e o tratamento são gratuitos. No final do encontro, os participantes recebem uma cartilha com os temas abordados durante a palestra. O objetivo é que eles transmitam as informações adquiridas a outras pessoas.
Em 2002, a Prefeitura de São Bernardo implementou o Projeto Homem Sexo com Homem (HSH), com o objetivo de diminuir o número de casos de Aids entre os homossexuais.
O HSH possui seis agentes de campo que visitam bares, boates e cinemas para prestar esclarecimentos sobre doenças sexuais.
Além de distribuir panfletos educativos e preservativos, os agentes convidam os interessados a participar do Grupo Vice-Versa.
Nesse grupo, os homossexuais discutem vários temas e são estimulados a multiplicar as informações recebidas.
O Programa Municipal de DST/Aids e o Projeto HSH funcionam no Ambulatório de Especialidades Médicas, na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, 3º andar, sala 300 – Centro. Disque Aids: 08007723233.
|