-->


 

ABCD - 14/11/2019 - 18:23:20

 

Orlando Morando inaugura novo trecho do corredor Alvarenga

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Gabriel Inamine / PMSBC

 

Estrada dos Alvarengas em São bernardo do Campo

Estrada dos Alvarengas em São bernardo do Campo


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou nesta quinta-feira (14/11) a segunda fase de corredor exclusivo para ônibus na Estrada dos Alvarengas. Com percurso que vai do 8º DP até a Rua São Jorge, no Jardim Thelma, o novo trecho de 1,4 km se soma à primeira fase do projeto entregue pela atual gestão, em setembro de 2017, totalizando 2,8 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus na região. Com a entrega, o tempo de viagem dos coletivos cairá pela metade, beneficiando moradores do Parque dos Químicos, Orquídeas, Los Angeles, Imigrantes, Detroit e outros.

O novo trecho inaugurado vem acompanhado de 900 metros de ciclovia, dentro do projeto de interligação dos meios de transporte e de criação de alternativas ao transporte individual. “Trata-se de um combo de melhorias, além da entrega do corredor e da ciclovia, estamos entregando a duplicação da Estrada dos Alvarengas, o que vai beneficiar os usuários de transporte público, mas também os motoristas e os transportadores de cargas. De todas as obras que executamos esta foi a mais difícil, porque demandou uma série de desapropriações, mas conseguimos avançar e qualificar o sistema de transporte”, destacou o chefe do Executivo.

Entre as intervenções executadas no segundo trecho está o alargamento da pista, o reforço do subsolo, a implantação de novas guias e sarjetas, de pontos de parada, remoção de postes, implantação e remodelação da sinalização semafórica, paisagismo, entre outros serviços. “Esta obra trouxe um transtorno considerável para a população, mas estamos conseguindo avançar e concluir este importante trecho do projeto, que vem suprir um enorme gargalo do transporte público desta região”, completou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

A próxima etapa da duplicação da Estrada dos Alvarengas, bem como a continuidade do corredor exclusivo já está em fase de licitação, com previsão de início das obras em janeiro de 2020. O trecho compreenderá o percurso da Rua São Jorge até a Rodovia dos Imigrantes. O investimento total de cerca de R$ 70 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida municipal. O corredor também será composto por Estação de Conexão, a ECO Alvarenga, que ficará localizada na intersecção com a Estrada da Cama Patente. A expectativa é que o novo viário beneficie aproximadamente 60 mil usuários diariamente.

LINHAS DE ÔNIBUS

De imediato, irão circular no novo viário as linhas municipais 05 (Jd. Laura/Paço via Assunção), 5B (Pq. dos Químicos/Paço via Assunção), 11 (Orquídeas/Paço via Assunção), 13 (Los Angeles/Term. Alvarenga), 13B (Pq. Imigrantes/Term. Alvarenga), 14 (Orquídeas/Rudge Ramos), 16 (Alvarenga/Rudge via Castelo Branco), 39 (Represa/São Pedro via Jd. do Lago), e 43 (Detroit/Paulicéia via Rudge Ramos). Nos 30 primeiros dias de funcionamento, a operação será assistida, de forma a avaliar a necessidade de manter a exclusividade dos coletivos ao longo do dia ou apenas em horários de pico. Até o final de novembro, os ônibus intermunicipais também estarão atuando no corredor.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Código-fonte de verificador de assinaturas digitais está disponível para download diretamente no site do ITI


Especialista do mercado financeiro explica porque o coronavírus derrubou as bolsas de valores no Brasil


STJ admite flexibilizar súmula sobre dano por inscrição em cadastro restritivo


Com bens bloqueados, Lula receberá salário do PT


Lula pede autorização para visitar o papa Francisco no próximo dia 13


Caixa paga hoje valor complementar do saque imediato do FGTS