-->


 

ABCD - 21/06/2018 - 14:12:41

 

Em São Bernardo, exposições, quadrilhas juninas e exibição de filmes gratuitos animam fim de semana

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Gabriel Inamine / PMSBC

 

Destaque para a abertura da mostra “Imagens de Haicai”, na Pinacoteca de São Bernardo, neste sábado (23), às 14h

Destaque para a abertura da mostra “Imagens de Haicai”, na Pinacoteca de São Bernardo, neste sábado (23), às 14h


A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, prepara diversas atrações para o fim de semana. Entre os destaques está a abertura da exposição “Imagem de Haicai”, no salão principal da Pinacoteca de São Bernardo, neste sábado (23/06), a partir das 14h. Há também outras atividades gratuitas como oficinas de enfeites juninos e apresentações de quadrilhas na Chácara Silvestre, no bairro Nova Petrópolis; a mostra “Mascotes do Mundial”, na Biblioteca Érico Veríssimo, no bairro Pauliceia, e a exibição de filmes de sci-fi, na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro. Confira:

Pinacoteca

A exposição “Imagem de Haicai” contempla a poesia e as artes plásticas, duas vertentes da poética artísticas que fazem a manifestação do belo ao se encontrarem. O poeta Carlos Roberto Bueno, membro dos haicaístas da Casa das Rosas, em São Paulo, é um dos curadores da mostra ao lado da artista Altina Felício. O haicai, também chamado de “Haiku” ou “Haikai”, é um poema curto de origem japonesa. A palavra haicai é formada por dois termos “hai” (brincadeira, gracejo) e “kai” (harmonia, realização”, representando um poema humorístico. Essa forma de poesia foi criada no século XVI e acabou se popularizando pelo mundo. Com entrada gratuita, a exposição vai até 28 de julho, de terça a sábado, das 10h às 18h; e quinta até às 21h, na Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105, Jardim do Mar). 

Chácara Silvestre

Para quem adora festa junina, a Chácara Silvestre terá uma programação especial neste sábado (23), véspera do dia de São João. O antigo casarão do ex-prefeito Wallace Simonsen receberá uma série de atividades, das 10h às 16h, que ocorrem paralelamente à exposição que celebra os 60 anos da tradicional Quadrilha do Alameda Glória. No espaço ocorrerão as seguintes atividades: uma oficina de enfeites juninos, com decoração da parte interna e de seu entorno do casarão, às 10h; a apresentação da Quadrilha Junina da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, às 14h; a bênção solene e levantamento do mastro junino, às 14h45; e a apresentação da Quadrilha Junina do Alameda Glória, às 15h. Com entrada gratuita, na Chácara Silvestre (Av. Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis). 

A mostra sobre os 60 anos da Quadrilha também estará aberta especialmente neste sábado (23/06). Idealizada pelos pesquisadores Maria Valéria Rodrigues e Laércio Costa Nunes, com curadoria de Jorge Magyar, chefe da Seção de Memória da Secretaria de Cultura e Juventude, em parceria com o Centro de Referência das Culturas Populares, conta com fotografias, figurinos e adereços da quadrilha junina, além de exibição de vídeos com depoimentos e histórias do grupo. Parte das peças faz parte do acervo pessoal de Luiz João Marotti, atual presidente da Sociedade Cultural e Recreativa Alameda Glória, e filho de José Paschoal  ngelo Marotti, um dos fundadores da quadrilha. A visitação ocorre até 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.  

Biblioteca Érico Veríssimo

A exposição Mascotes do Mundial está em cartaz na Biblioteca Érico Veríssimo (rua Francisco Alves, 460, bairro Pauliceia). A mostra conta a história da Copa do Mundo entre 1966 a 2018 por meio de releituras das mascotes criadas pelo ilustrador Gabriel Leite. Para criar os desenhos, o ilustrador utilizou lápis de cor para praticar um pouco de pintura manual. O acabamento foi digital, para ressaltar as cores. A mostra tem entrada gratuita e vai até o dia 21 de julho,  de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h. 

Biblioteca Monteiro Lobato

Fruto de parceria entre a Secretaria da Cultura e Juventude e o Sesc, a mostra traz exibições de clássicos do cinema sci-fi na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Fláquer, 26, Centro), com entrada gratuita. Neste sábado (23/06) serão exibidos os clássicos “A ameaça que veio do espaço” (Jack Arnold, 1953, 80 min), às 16h; e “O planeta proibido” (Fred M. Wilcox, 1956, 90 min). O primeiro filme conta a história de John Putnam e sua namorada Ellen que, certa noite, enquanto espiavam as estrelas por meio de um telescópio, veem uma grande bola de fogo caindo perto de sua casa. Ao investigar o que era, John acaba se deparando com uma nave alienígena e tenta alertar o povo de sua cidade, mas até que eles acreditem pode ser tarde demais. A segunda película narra a história de uma nave espacial chega a um planeta distante habitado pelo Dr. Morbius, sua linda filha e um robô. A vida deles é constantemente ameaçada por uma criatura invisível.

Selo 60 anos

E se você gosta de ler, também é possível contribuir com uma importante ação de incentivo à leitura. A Biblioteca Monteiro Lobato completou seis décadas de existência em 2018 e para celebrar a data a Secretaria de Cultura e Juventude lançou um selo comemorativo. O intuito é estimular a participação de cidadãos e empresas a doarem livros aos acervos das bibliotecas públicas da cidade. Em contrapartida, os doadores receberão o Selo e poderão vincular seu nome e o de sua empresa a uma importante ação de incentivo à leitura. Confira a lista completa de livros: https://goo.gl/yPehMB

Confira mais atrações no Guia da Cidade acessando: http://www.saobernardo.sp.gov.br/web/guia-da-cidade

 



;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet


Vagas do Mais Médicos são reabertas


Maioria do TSE rejeita ação do PT contra Bolsonaro


Conselho de Ética arquiva representação contra deputados petistas


Onyx apresenta lista dos 22 ministérios do governo Bolsonaro


Receita e PF apreendem mais de 285 kg de cocaína no Porto de Santos