Em São Bernardo, Chácara Silvestre recebe exposição que celebra 60 anos da Quadrilha junina do Alame


 

ABCD - 07/06/2018 - 18:40:50

 

Em São Bernardo, Chácara Silvestre recebe exposição que celebra 60 anos da Quadrilha junina do Alame

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Mostra ressalta importante expressão cultural que foi marcante na história da cidade, entre as décadas de 60 e 70

Mostra ressalta importante expressão cultural que foi marcante na história da cidade, entre as décadas de 60 e 70


A Quadrilha do Alameda Glória, uma das mais antigas de São Bernardo, completa 60 anos mantendo viva a manifestação do folclore brasileiro nas festas juninas. Para celebrar as seis décadas de história, a Prefeitura de São Bernardo promove, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, a exposição “60 anos da Quadrilha Junina do Alameda Glória”, na Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800. Nova Petrópolis). A abertura da exposição será nesta sexta-feira (08/06), às 14h. A visitação ocorre até 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Idealizada pelos pesquisadores pesquisadores Maria Valéria Rodrigues e Laércio Costa Nunes, com curadoria de Jorge Magyar, chefe da Seção de Memória da Secretaria de Cultura e Juventude, em parceria com o Centro de Referência das Culturas Populares, a mostra contará com fotografias, figurinos e adereços da quadrilha junina, além de exibição de vídeos com depoimentos e histórias do grupo. Parte das peças faz parte do acervo pessoal de Luiz João Marotti, atual presidente da Sociedade Cultural e Recreativa Alameda Glória, e filho de José Paschoal  ngelo Marotti, um dos fundadores da quadrilha. O clube está localizado na Príncipe Humberto, 315, na Vila Duzzi.

“A ideia foi homenagear o Luiz Marotti, que é uma importante personalidade em São Bernardo, trabalhando para manter a tradição em diferentes ações na cidade como na tradicional Procissão dos Carroceiros e da Quadrilha do Alameda Glória”, afirmou a pesquisadora Maria Valéria Rodrigues.

Para Jorge Magyar, chefe da Seção de Memória, a quadrilha do Alameda Glória transita entre a cultura popular e a história de São Bernardo. “Trata-se de uma expressão cultural que foi muito marcante na trajetória da cidade, entre as décadas de 60 e 70, e ainda faz parte da memória de muita gente”, disse.

Além da exposição, o antigo casarão do ex-prefeito Wallace Simonsen receberá, em 23 de junho, das 10h às 16h, uma oficina de decoração junina, com decoração da parte interna e de seu entorno; a apresentação da Quadrilha Junina da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo; a bênção solene e levantamento do mastro junino; e a apresentação da Quadrilha Junina do Alameda Glória.

Fundada em 1958, a Quadrilha do Alameda Glória contou com a participação de muitos dos integrantes da família Marotti, além de sócios da Sociedade Cultural e Recreativa. As festas juninas promovidas pelo Alameda Glória eram uma atração na cidade, recebendo visitantes de várias locais. Nas décadas de 60, 70 e 80, a Sociedade chegou a ter três quadrilhas: a mirim, a infanto-juvenil e a de adultos, que tinha 24 casais. O grupo foi campeão por oito vezes de concursos promovidos na cidade e chegou a se apresentar em diversos programas de tevê e em outros estados brasileiros.

Origem na França - A quadrilha é uma dança folclórica que teve sua origem nas festas palacianas da Europa, mais precisamente na França, por volta do século XVIII. A palavra quadrilha, do francês, quadrille, é uma simplificação da expressão quadrilha de contradanças. O nome se justifica porque originalmente a dança era formada por quatro pares de dançadores. No Brasil, o povo se apropriou da quadrilha e incluiu elementos de  cultura, dando novas características à chamada quadrilha caipira.

Serviço:
Exposição 60 anos da Quadrilha Junina do Alameda Glória
Local: Chácara Silvestre (Av. Wallace Simonsen, 1.800. Nova Petrópolis)
Abertura: 08/06 (sexta-feira), às 14h
Visitação de 08/06 a 31/07, de segunda a sexta, das 10h às 16h

Celebração das Tradições Juninas,em 23/0610h – oficina de decoração junina, com decoração da parte interna e do entorno do Casarão

14h – apresentação da Quadrilha junina da Associação dos funcionários públicos de São Bernardo do Campo

14h45 – benção solene e levantamento do mastro junino

15h – apresentação da Quadrilha junina do Alameda Glória

 



;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Médicos formados no exterior tentam validar diploma no Brasil


Exposição em São Paulo reúne fotografias de cenas da região da Luz


Gleisi Hoffmann, em "ato falho", entrega quem é proprietário do sítio de Atibaia


Em reação à nova equipe econômica, dólar cai e Bovespa sobe


Ministro propõe que médicos oriundos do Fies substituam cubanos


Fernanda Lima chora, mas não vai salvar "Amor & Sexo" do fim