O atacante brasileiro Ronaldo, do Real Madrid, recebeu na última segunda-feira o tradicional prêmio Bola de Ouro da revista francesa “France Football” como melhor jogador do mundo em 2002. Roberto Carlos, seu companehiro de clube, ficou com o segundo lugar. Ronaldo se tornou o primeiro jogador não-europeu a conquistar o troféu em duas oportunidades -a primeira foi em 1997, quando jogava pela Inter de Milão. Os jogadores de outro continente só passaram a concorrer ao prêmio em 1994. O ápice de Ronaldo neste ano foi a Copa do Mundo, quando ele marcou oito gols, se tornou artilheiro e ajudou o Brasil a conquistar o pentacampeonato mundial. O atacante recebeu 171 pontos na pesquisa que foi feita com 52 jornalistas europeus. O lateral-esquerdo Roberto Carlos também foi muito bem votado e ficou com 145 pontos. O alemão Oliver Kahn, do Bayern de Munique, ficou em terceiro lugar pelo segundo ano seguido. Curiosamente, Kahn foi eleito o melhor jogador da última Copa do Mundo, desbancando Ronaldo. Na final, o brasileiro marcou os dois gols da vitória sobre os alemães.
O primeiro deles foi graças a uma falha de Kahn. Ronaldo se transferiu para o Real Madrid no começo desta temporada depois de uma polêmica saída da Inter de Milão.
O valor total do negócio foi de US$ 45 milhões.
Até agora, o ponto alto de Ronaldo no Real Madrid foi a sua atuação na vitória sobre o Olímpia do Paraguai, no começo do mês, quando os espanhóis venceram por 2 a 0 e ficaram com Mundial interclubes -ele marcou um gol.
|