Uma grande festa, com a participação de centenas de moradores, marcou a reabertura do Ginásio de Esportes do Centro de Convivência Dom Jorge Marcos de Oliveira, conhecido como Ginásio do Areião, na Vila dos Estudantes (Estrada Pedra Branca, 754). A Prefeitura de São Bernardo fechou o ginásio para reformas em julho deste ano e realizou a primeira reforma completa do local.
O ginásio, que tem capacidade para abrigar cerca de 250 pessoas, ganhou nova cobertura, pintura do prédio e da quadra, vestiários, arquibancadas, redes de proteção para bola, serviços de hidráulica e elétrica.
O secretário de Esportes de São Bernardo do Campo, Edinho Montemor, ao representar o prefeito em exercício Dr. William Dib, lembrou que a comunidade do Areião se torna responsável pela conservação e pela boa utilização do novo equipamento.
“Vocês vão utilizar o local para a prática esportiva, mas devem zelar pelo espaço. Em um futuro breve alguns craques do esporte serão revelados pela escolinha de futebol, mas com certeza, vamos formar futuros cidadãos, cônscios de suas responsabilidades. Façam um bom uso do novo ginásio”, disse Montemor.
Durante a semana, o ginásio funciona como escolinha de futebol e nos finais de semana, como centro de lazer para a comunidade. Após a reinauguração, foi realizado o torneio Festival da Primavera Vila dos Estudantes, onde 12 times disputaram o troféu William Dib de futebol de salão.
Para Edvânia Monteiro de Andrade, 16 anos, que joga há quatro anos no time Dengosas do Areião, o ginásio dará um incentivo aos jovens do lugar. “O ginásio está muito bonito. Agora, com sol ou com chuva, poderemos treinar tranqüilas”, disse.
O mesmo entusiasmo é partilhado pelo professor Calmon, que há nove anos ensina futebol no Areião e pelo treinador David Alves que há quatro anos treina o futebol feminino. “O ginásio abre as portas para recebermos times de outras regiões da cidade. Vamos promover muitas competições esportivas na Vila”, afirmou Calmon.
O professor Calmon treina os times Grêmio Recreativo Areião, com alunos a partir de 14 anos e o time Sociedade Esportiva Sabesp Mirim e Infanto-Juvenil, formado por meninos a partir de 9 anos de idade.
Os alunos Cristiano da Silva Mendes, 15 anos e Laerte de Souza Rodrigues, 13 anos, chegaram cedo para a reabertura do ginásio do Areião, e traduziram o anseio dos meninos que estão inscritos na Escolinha de Futebol: “Era o que estávamos esperando”, afirmaram os jovens jogadores. São Bernardo do Campo mantém dezesseis centros esportivos na cidade, onde mais de dez mil alunos estão inscritos nos cursos esportivos da Prefeitura, que envolvem pessoas de todas as idades, a partir de 5 anos de idade. Os Centros Esportivos do Bairro Batisitini, do Jerusalém, do Bairro Taboão e da Vila Marlene também já estão com as reformas prontas e, em breve, serão entregues à população.
|