O Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo recebeu, no dia 6 de dezembro, o coral com cerca de 30 crianças do Centro Educacional Harmonia, que se apresentaram para os pacientes e funcionários do hospital e da Casa da Gestante. Esse tipo de evento faz parte do projeto de humanização implementado no HMU, desde a sua inauguração em 1999. Durante todo o ano, atividades são planejadas, pelo Serviço de Apoio ao Paciente, para distrair, principalmente, os pacientes da clínica médica que chegam a ficar mais de um ano internados no hospital. Todos os pacientes como os funcionários aprovam esse tipo de evento. “Esses momentos de descontração ajudam na recuperação dos pacientes”, comentou a encarregada da enfermagem Maraci Passos.
De acordo com a diretora clínica do HMU, Drª Maria Alice Tavares da Silva, a integração entre os diferentes serviços prestados no hospital e a humanização no atendimento fazem parte da filosofia da entidade. “Todos os funcionários, desde o setor de limpeza até os médicos, são treinados e conscientizados sobre o atendimento humanizado. O serviço de apoio ao paciente e a chegada das 40 voluntárias foram fundamentais para que esse tipo de trabalho deslanchasse no HMU”, disse.
No dia 20 de dezembro, uma outra atividade foi programada pelo Serviço de Apoio ao Paciente. As voluntárias passarão pelos quartos entregando presentes, espalhando carinho e cantando músicas natalinas.
|