Após grampo, PSDB quer auditoria em sistema de urna

 

Politica - 03/09/2008 - 00:51:11

 

Após grampo, PSDB quer auditoria em sistema de urna

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O vice-líder do PSDB, Gustavo Fruet, disse que o partido irá propor à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) uma auditoria externa sobre um novo sistema de criptografia que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) pretende utilizar nas urnas eletrônicas, durante o pleito. O sistema ainda será apresentado à Justiça Eleitoral. As informações são da Agência Câmara.

O PSDB decidiu fazer isso depois das denúncias de grampos e suspeitas de participação da Abin no vazamento de escutas telefônicas. "Pela lei, cabe à OAB, ao Ministério Público e aos partidos políticos fiscalizarem as urnas eletrônicas. Por isso tomaremos essa providência", destacou o parlamentar.

O grampo

De acordo com reportagem da revista Veja, a Abin teria gravado conversa telefônica do ministro Gilmar Mendes com o senador Demóstenes Torres. A reportagem traz a transcrição do diálogo e diz que teve acesso aos documentos por meio de um servidor da agência, que pediu anonimato.

O diálogo telefônico de pouco mais de dois minutos entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) teria ocorrido no fim da tarde do último dia 15 de julho. A revista diz que, mesmo sem ter relevância temática, o diálogo prova a ilegalidade da espionagem.

No telefonema, Demóstenes pede ajuda a Gilmar contra a decisão de um juiz de Roraima que teria impedido o depoimento de uma importante testemunha na CPI da Pedofilia, da qual é relator. Mendes agradece a Demóstenes por ter criticado, na tribuna do Senado, o pedido de impeachment do presidente do STF feito por um grupo de promotores descontentes com o habeas-corpus concedido ao banqueiro Daniel Dantas. Na época, a Polícia Federal acabara de concluir a Operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro duas vezes. A assessoria de Mendes confirma a conversa com o senador.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo