Prefeitura de São Bernardo atende mais de 14 mil pessoas por mês em programas da terceira idade

 

ABCD - 29/08/2008 - 09:44:16

 

Prefeitura de São Bernardo atende mais de 14 mil pessoas por mês em programas da terceira idade

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Somente a atividade e a socialização são capazes de levar o idoso a abandonar a TV e o sedentarismo. E é pensando nisso que a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania investe em programas para o idoso. Entre as opções de lazer, cultura, entretenimento e cuidados destacam-se o Centro de Referência do Idoso, o Centro Dia do Idoso, Pontos de Encontro e a Faculdade Aberta da Terceira Idade, que juntos atendem em média 14 mil pessoas por mês. "A idéia é promover mais convívio social, modificando e reformulando o dia a dia destas pessoas com atividades, lazer, cultura e saúde", ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Neide Felicidade.

Inaugurada em janeiro de 2005, a sede do Centro de Referência do Idoso, CRI, localizada na avenida Redenção, 271, atende 500 usuários por dia. As instalações foram mobiliadas e estruturadas para abrigar cursos ou atividades recreativas.

O pavilhão do CRI, instalado na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, conta com 2.136 m² e está equipado com salão de festas, mezanino, praça de eventos, três salas para cursos e oficinas culturais, cancha de bocha, sala para biblioteca e praças de leitura, além de mesas para jogos de bilhar, dominó e cartas.

Os munícipes podem se inscrever e participar de atividades e cursos de informática, alfabetização, espanhol, artes e oficina, Tchi Kong, Yoga, dança do ventre, dança de salão, dança cigana e oficina de memória. Para se inscrever é preciso ter mais de 60 anos e comprovar residência em São Bernardo. "Passo a semana entretida nas atividades. Participo do encontro semanal, e também das aulas de Tai Chi Chuan, dança e bordado", afirmou Maria Ragaly Elteto, 77 anos, que freqüenta o CRI há 15 anos.

O CRI integra o Programa de Atenção ao Idoso, do qual faz parte a Faculdade Aberta para a Terceira Idade,  que  atende 400 pessoas por semestre em cursos que abrangem aspectos de saúde, psicologia, orientação jurídica, além de atividades de lazer; o Conselho Municipal do Idoso; e o Centro Dia do Idoso, projeto inédito da Administração Municipal. Os idosos passam o dia no Centro Dia do Idoso e retornam para suas casas à noite. São transportadas em veículos da prefeitura e recebem alimentação e cuidados médicos. Os idosos praticam atividades físicas, participam de jogos interativos e assistem televisão. Todo investimento é bancado com verba da Administração Municipal e o atendimento é gratuito. O Programa de Atenção ao Idoso também disponibiliza 31 Pontos de Encontro de Idosos em diversos bairros, cada um formado por no mínimo, 40 pessoas.

No Jordanópolis, o Ponto de Encontro teve início na Unidade Básica de Saúde do bairro, onde Maria de Lurdes da Silva Matos foi auxiliar de enfermagem. "Não via a hora de me aposentar para poder me dedicar e fazer parte do grupo". O local conta com dois grupos: Roda Viva e Vida Nova, cada um com 50 membros, monitorados por Ludovina Gouveia Condesso e Merilene Ventura. "Eu me sinto mais jovem, útil e realizada por fazer as outras pessoas felizes", afirmou Ludovina. Marilene ressalta que até seu relacionamento com o marido, que também freqüenta o grupo, melhorou. "O grupo é minha segunda família. O amor que temos uns pelos outros não tem dinheiro que pague".

Além de poder usufruir da solidariedade dos colegas, os idosos que participam dos pontos de encontro descobrem, com o tempo, que apesar da idade, sua vida pode ter um novo sentido e ainda podem conquistar sua autonomia. "As amizades nos dão forças, temos o apoio umas das outras aqui. Participar do grupo me deixou mais ativa", explicou Rosa Pagliuca, 75 anos.

Os encontros vão além de conversas informais sobre amigos, bingos e passeios. "A proposta é fazer o idoso sair de casa para o convívio social, organizá-lo estimulando sua participação e propiciar melhoria à sua qualidade de vida" explicou a chefe da seção de Atenção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e à Pessoa Idosa, Graça Paço Barbieri.

Os grupos são também um espaço de auto-ajuda não apenas para conflitos familiares, mas também como uma forma de utilizar melhor os recursos e serviços públicos.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo