Na Vila São Pedro, Marinho propõe canalização de córrego e regularização fundiária

 

Politica - 18/08/2008 - 09:31:00

 

Na Vila São Pedro, Marinho propõe canalização de córrego e regularização fundiária

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Um único pedido foi repetido dezenas de vezes durante a visita do candidato da frente São Bernardo de Todos (PT, PTB, PDT, PV, PRTB, PRB, PTM, PSL, PHS, PR e PSC), Luiz Marinho (PT), à Vila São Pedro, neste domingo (17) pela manhã: todos querem a canalização do esgoto a céu aberto que corre bem na porta das casas na avenida Amazonas. "Nós vamos fazer esta obra em respeito ao povo que mora aqui e faz 15 anos que só ouve promessas", respondia o candidato.

Apesar de máquinas da Prefeitura terem sido deslocadas para o local no início do mês, ninguém acredita que a obra vá prosseguir. Marinho deixou uma pergunta no ar; "Por que não fizeram nada até agora?", questionou. "Se eles (a Prefeitura) quisessem, já teriam começado antes, e não só agora, na véspera da eleição", disse o operador de máquinas José Fidelis, que mora na avenida há 20 anos.

O motorista José Manuel, que vive no bairro há 24 anos, está descrente de tanto ouvir promessas. "Quero respostas", disse, acrescentando que só vai se convencer quando o esgoto for retirado e a rua asfaltada. A cabeleireira Ranilza Rabelo Werneck, também está cansada de viver e trabalhar na beira do esgoto. "Dava tempo suficiente para ter feito alguma coisa aqui, mas ninguém quer saber da gente", disse. "Enquanto isso, ficamos no meio dos ratos e da sujeira", completou.

Já a aposentada Natália Alves de Oliveira Costa, 69 anos, afirmou que os moradores não precisam de reboque e pintura nas casas. "Da minha casa, cuido eu. O que a gente quer é o fim dessa sujeira, um trabalho que é obrigação da Prefeitura fazer. Moro aqui há 20 anos e nunca vi melhoria", reclamou.

Regularização de imóveis

A canalização do esgoto não é a única obra que será feira na Vila São Pedro, mas é a mais importante, segundo Marinho. "Sem condições mínimas de saneamento não adianta oferecer médico, por exemplo, porque ninguém pode ter saúde boa vivendo dessa maneira", disse.

Para Marinho, o abandono da avenida Amazonas é exemplo da falta de compromisso da atual gestão com a periferia. "Outra questão importante para essa região é a regularização fundiária. E isso pode ser feito tranqüilamente, porque aqui não é área de manancial, não depende de ninguém mais, nem governo do Estado, nem Cetesb. Basta ter vontade política."

O candidato disse aos moradores que a atual gestão até já montou um estrutura para cuidar da regularização de imóveis, mas o programa virou cabide de empregos. "Contataram muita gente que não está fazendo nada, só inchando a máquina pública. Por isso é que falta dinheiro para a saúde, para o saneamento, para a educação."

Obra de última hora

O ex-prefeito Mauricio Soares, coordenador político da campanha, e a deputada estadual Ana do Carmo, se revezaram no carro de som. "Não acredite em quem quer comprar seu voto com obra de última hora", disse Mauricio. "A obra é bem-vinda, ainda mais porque não é nenhum favor; é feita com o dinheiro do povo, mas, na hora de votar, temos que escolher alguém que tenha um compromisso real com a periferia. E esse homem é o Marinho."

Ana do Carmo destacou a luta da associação de moradores do bairro. "Eles trabalharam muito, durante muito tempo, e nunca foram ouvidos", disse. "Com Marinho na Prefeitura, com certeza, essa região vai ser muito bem-tratada", recomendou.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo