O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Brito, incentivou os tribunais regionais a fazer campanhas para alertar os brasileiros sobre o voto consciente. "O eleitor precisa se conscientizar sobre a necessidade de escolher o melhor candidato, pois o voto errado, além de transformá-lo em vítima, faz com que ele seja cúmplice do mau político".
A idéia foi apresentada durante um encontro, em São Luís do Maranhão, com presidentes, corregedores e diretores dos TREs de sete Estados do Nordeste. Somente os representantes da Bahia e Rio Grande do Norte não compareceram.
A logística das eleições também foi discutida. Os tribunais querem mais cuidado no manuseio das urnas eletrônicas, preparação dos mesários e em todas as etapas da votação à apuração.
No Maranhão, a campanha para o voto consciente já tem data marcada. No dia 26 de agosto, será realizada uma audiência pública no TRE, onde os eleitores poderão tirar dúvidas sobre o processo eleitoral.
Para a presidente do TRE-MA, Cleonice Freire, "a audiência pretende aproximar o cidadão do juiz eleitoral e assim garantir que a informação seja a principal meta para uma eleição limpa e consciente".