A Prefeitura de São Bernardo iniciou as obras de alargamento na Avenida Vivaldi, em Rudge Ramos, em seqüência aos trabalhos do Programa São Bernardo Moderna desenvolvidos no local desde o final de outubro do ano passado. O trecho de obras, de aproximadamente 325 metros de comprimento, está sendo executado da junção com a Avenida Winston Churchill até a Rua Aguapés, em área que pertencia à Eletropaulo.
A intervenção proporcionará maior conforto e agilidade para o motorista que contará com duas faixas de rolamento em cada sentido da via. Atualmente, são apenas duas faixas existentes, uma em cada direção.
Os trabalhos devem durar cerca de um mês e meio e estão concentrados na construção de dois muros de arrimo, necessários para dar sustentação à estrutura das torres da Eletropaulo localizadas na linha transmissão. Em seguida será executada a parte estrutural do novo traçado geométrico da avenida, que inclui nova pavimentação e substituição de guias e sarjetas.
Dentro do cronograma de obras também está incluída a construção de um muro de fechamento, que fica em área pertencente à Eletropaulo, em extensão aproximada de 275 metros.
O projeto – A intervenção como um todo está sendo realizada pela Prefeitura no complexo viário formado pelas avenidas Senador Vergueiro e Vivaldi e proporcionará melhora significativa no sistema, seja na fluidez do trânsito das vias ou no sistema operacional de transporte coletivo.
Iniciada no final de outubro de 2007, a obra consiste na implementação de um sistema de binário de tráfego, que na prática vai operar com a Avenida Vivaldi em sentido único (centro-bairro) da Rua Aguapés até a Afonsina. A Avenida Senador Vergueiro também passará por reformulação e contará com três faixas de rolamento, duas delas operando no sentido contrário ao da Vivaldi (bairro-centro) da Praça São João Batista até a Rua Aguapés. A outra faixa será exclusiva para ônibus e funcionará no contra-fluxo no sentido centro-bairro.
Obras – As obras tiveram inicio na Vivaldi, onde já foram realizados serviços de adequação geométrica da via, remoção de postes, ajuste na drenagem, substituição de guias e sarjetas, fresagem e pavimentação. Também foi realizada a construção de passeio público, composto de ladrilho hidráulico e piso de concreto vassourado, que além do visual diferenciado e mais seguro - é antiderrapante - foi projetado para favorecer a circulação de pessoas deficientes. Também está prevista a construção do mesmo tipo de passeio público em toda extensão da Avenida Senador Vergueiro, bem como em parte da Rua Afonsina.
Na Vergueiro, outra frente trabalha na substituição de aproximadamente 4,9 mil metros guias e sarjetas. Paralelamente, também está sendo realizada a implementação de dutos semafóricos, onde futuramente passarão os cabos que serão interligados a um Centro de Controle Operacional do sistema.