O futuro do Iraque após a queda do presidente Saddam Hussein será o principal assunto de um encontro de dois dias entre o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, que começa na noite desta segunda-feira, na Irlanda do Norte.
A agenda também inclui os esforços para impulsionar os processos de paz no Oriente Médio e na Irlanda do Norte, informou a Casa Branca.
A cúpula de dois dias, organizada em cima da hora, acontece após um rápido avanço das tropas da coalizão no Iraque, o que aumentou a urgência de discutir quem governará o país depois da queda de Saddam Hussein.
Ao contrário do Governo Bush, Blair é favorável a uma maior participação das Nações Unidas no pós-guerra, e essa reunião também teria por objetivo tentar conciliar tais diferenças.
Segundo autoridades, Washington deseja que o governo de pós-guerra inclua dissidentes iraquianos, exilados, curdos e outros grupos étnicos do Iraque.
Imediatamente após o fim das hostilidades, os Estados Unidos planejam instituir uma administração civil dirigida pelo general da reserva Jay Garner e apoiada por uma força militar comandada pelo general Tommy Franks até que seja possível empossar uma autoridade iraquiana interina.
|