A ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) lideram a disputa à prefeitura de São Paulo na pesquisa estimulada feita pelo Ibope, com 31% e 25%, respectivamente, o que configura empate técnico, já que a margem de erro é de quatro pontos percentuais. Na seqüência, aparece o atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), com 13%, o deputado Paulo Maluf, com 8% (PP), Luiza Erundina com 7% (PSB), deputado Paulinho da Força com 7% (PDT), a vereadora Soninha com 2% (PPS). Ivan Valente (Psol) Régis de Oliveira (PSC) e Zulaiê Cobra (PHS) tiveram 0%. Aldo Rebelo não foi citado. Brancos e nulos somam 9%. A pesquisa foi registrada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo sob o protocolo número 00900108-SPPE. O levantamento foi encomendado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp). Foram ouvidas 602 pessoas entre o dia 21 e 23 de junho.
Na simulação de votos para um eventual segundo turno, entre Alckmin e Marta, o ex-governador teve 49% das intenções e Marta teve 41% (brancos e nulos com 9% e 1% não sabiam).
No caso de Marta e Kassab concorrerem no segundo turno, 50% dos entrevistados optaram pela ex-ministra do Turismo, contra 36% que escolheriam o atual prefeito de São Paulo. Em uma possível disputa entre Alckmin e Kassab, o ex-governador aparece com 54% das intenções de voto e o prefeito teria 25% das escolhas.
Segundo o diretor de Atendimento e Planejamento do Ibope, Helio Gastaldi, não houve mudanças significativas com relação à última pesquisa divulgada pelo Ibope, no dia 3 de junho. "Essa mudança só deve se dar com o início do horário eleitoral gratuito, em agosto", afirmou.
Na pesquisa espontânea, na qual os próprios entrevistados citam os candidatos que escolheriam, Marta passou de 13% em maio para 21% em junho. Já Kassab aumentou as intenções de 10% para 11%. Na primeira pesquisa, Paulo Maluf obteve 2% e, nesta última, obteve 3% das escolhas. Alckmin manteve os 9% nos dois levantamentos.
Gastaldi credita a ascensão de Marta ao anúncio da intenção de se candidatar e à exposição dela na mídia nas últimas semanas.
Pesquisa anterior
Na última pesquisa divulgada pelo Ibope, no dia 3 de junho, Marta Suplicy e Alckmin também lideraram a disputa em empate técnico, com 30% e 28%, respectivamente. Em seguida, vieram Kassab (13%), Maluf (9%) e Luiza Erundina (3%), a vereadora Soninha (3%), o deputado Paulinho da Força (2%) e Ivan Valente e Zulaiê Cobra, cada um com 1%. A pesquisa foi registrada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo sob o protocolo número 00800108-SPPE.
Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado responde livremente em quem votaria, Marta apareceu na frente com 13% das intenções de voto. O prefeito Gilberto Kassab ocupou a segunda posição com 10% e, na seqüência, Geraldo Alckmin, com 9%.