O príncipe herdeiro do trono japonês, Naruhito, teve em São Paulo, durante o terceiro dia de visita ao Brasil, o primeiro contato com a colônia japonesa no País, a maior do mundo. Naruhito, que visita o Brasil por ocasião dos festejos do centenário da imigração japonesa, se dirigiu ontem ao Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera.
O príncipe, durante a estadia em Brasília, se reuniu na quarta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com outras autoridades do Governo Federal. O avião que levou Naruhito chegou no final da tarde ao aeroporto de Congonhas e o herdeiro ao trono, escoltado por agentes em motos e por uma grande comitiva de automóveis, se transferiu imediatamente ao pavilhão. A visita atraiu centenas de imigrantes e descendentes japoneses, que, com bandeiras de Brasil e Japão, cumprimentaram o príncipe herdeiro.
No primeiro compromisso oficial, Naruhito depositou uma oferenda floral no monumento dos Imigrantes e quebrou o protocolo real ao cumprimentar com um aperto de mãos as autoridades locais lideradas pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e representantes da colônia japonesa. Ele também alimentou as carpas do lago. Em outra quebra do protocolo, o príncipe atendeu o apelo de uma menina brasileira com ascendência japonesa que lhe ofereceu um lenço bordado.
Naruhito visitou, no parque, um pinheiro plantado pelo pai, o imperador japonês Akihito, em uma visita real ao País em 1967. O príncipe assistirá a um show da orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. No sábado, no que promete ser um dos momentos mais emocionantes da visita, o príncipe assistirá a um ato no Porto de Santos, onde, há 100 anos, chegaram os pioneiros da imigração.
Depois, visitará no domingo as cidades de Londrina, Maringá e Rolândia, no Paraná, e na segunda-feira viajará para Belo Horizonte. O príncipe concluirá sua visita na próxima terça-feira, no Rio de Janeiro, de onde voltará a Tóquio.