Prefeitura de São Bernardo intensifica campanha de prevenção à Aids

 

ABCD - 13/06/2008 - 11:23:43

 

Prefeitura de São Bernardo intensifica campanha de prevenção à Aids

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A Prefeitura de São Bernardo, por meio do Programa DST/Aids, aproveita o Mês dos Namorados para realizar campanha de conscientização sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. A divulgação será feita por outdoors e cartazes no interior de ônibus e em prédios públicos da cidade com o objetivo de chamar a atenção da população para o tema.

A campanha tem o slogan: "Ame sem Medo. Beije, abrace... Solte sua imaginação... Mas só com camisinha” e busca atingir principalmente os jovens. A Prefeitura de São Bernardo registra queda nos últimos três anos da doença em pessoas de 20 a 39 anos e nenhum caso de infecção vertical do vírus HIV (quando a criança é infectada durante a gestação).

A queda na quantidade de casos entre 20 e 39 anos de São Bernardo é apontada no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). Em 2005, foram registrados 197 casos de Aids; em 2006, 144, e em 2007, 109. Apesar da redução, essa é a faixa etária com maior número de pessoas infectadas com o vírus HIV, que ainda não desenvolveram a doença. "Partindo do princípio de que a doença pode demorar anos para ser detectada, muitas pessoas adquiriram o vírus HIV durante a adolescência", diz a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Mariliza Henrique da Silva.

Todo o material publicitário traz o telefone do Programa Municipal DST/Aids (4125-5883) para que as pessoas possam tirar suas dúvidas e conhecer os serviços oferecidos para os munícipes.

Programa DST/Aids – O Programa DST/Aids foi implantado em São Bernardo em 1993.  Dentre as ações realizadas pelo programa estão: trabalho com alunos e capacitação dos professores da rede pública de ensino; as peças de teatro Forrobodó e Borogodó, que circula pela cidade; a distribuição de material educativo e de preservativos; campanhas em datas comemorativas como Carnaval, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Dia Mundial de Luta contra a Aids; treinamento dos atiradores do Tiro de Guerra e dos Guardas Civis Municipais com coleta de sangue.

 O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferece, gratuitamente, orientação individual, palestras e teste para sífilis, hepatite B e C e anti-HIV. Nas palestras, as pessoas conhecem diversas doenças sexualmente transmissíveis e, logo após, realizam os exames e passam a receberem preservativos mensalmente. Caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado ao Programa DST/Aids para consulta, realização de exames complementares e tratamento.

A população conta com três locais para realização dos exames: Clínica de Especialidades Médicas (Avenida Armando Ítalo Setti, 402, 3º andar, sala 300, Centro), às terças e quintas-feiras, às 8h, e às quartas-feiras, às 18h. Na Unidade Básica de Saúde do Bairro Alvarenga (Estrada dos Alvarengas, 1099 – Bairro Alvarenga), às quintas-feiras, às 9h. E na Unidade Saúde da Família do Bairro Santa Cruz (Rua Um, 423 - Bairro Santa Cruz), uma vez por mês – confirmar a próxima reunião pelo telefone 4357-4826.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo