Com intervenções em várias áreas, São Bernardo está preparada para as chuvas fortes que ocorrem durante o ano. O município, por exemplo, conta com oito piscinões localizados em vários regiões da cidade: Taboão/Ford, Mercedes/Paulicéia, Vila Rosa, Capitão Casa, Demarchi/Volks, Chrysler(Jardim Silvina), Praça dos Bombeiros (Jardim Atlântico) e Canarinho (Rua dos Vianas). Para construir e realizar a manutenção dos piscinões a Prefeitura de São Bernardo faz parceria com o governo do Estado.
A construção de píscinões (que na verdade são reservatórios de água) é uma providência complementar do município a um conjunto de medidas necessárias à minimização da ocorrência e da amplitude das enchentes. Eles compõem um elenco de intervenções para aumentar a capacidade de retenção de água. Assim, com uma chuva intensa, uma parte das águas de um córrego é desviada para o enchimento dos piscinões, aliviando naquele momento crítico o córrego e as drenagens de um exagerado volume de água. Mas para se prevenir das chuvas, São Bernardo realiza todos os meses do ano outras ações.
Além de palestras em áreas de risco, conversa com os moradores e distribuição de cartazes alertando sobre o perigo de deslizamentos, a Prefeitura faz a limpeza de córregos, das principais galerias de água, de bocas de lobo, de bueiros, enfim, fiscalizando a cidade e eliminando todos os focos de concentração de água para que a vazão seja maior.
Integrantes da Defesa Civil de São Bernardo realizam durante o ano palestras de prevenção às chuvas em várias Emebs- Escolas Municipais de Ensino Básico. O trabalho de orientação junto aos estudantes nas escolas municipais tem sido intensificado. Os alunos participam das palestras sobre prevenção contra as chuvas fortes e tornam-se agentes multiplicadores junto à própria família e nos locais onde residem.
Nas palestras os alunos são orientados sobre o risco de desmoronamentos quando as chuvas são mais intensas. Daí a necessidade da prevenção, verificando rachaduras nas casas, problemas nos barrancos e comunicar a Defesa Civil, através do telefone 199 que funciona 24 horas. Mesmo com as fortes chuvas do início de 2008 até aqui São Bernardo não registrou acidentes graves em nenhuma região da cidade.
|