Acostumado a velejar em águas internacionais, pela primeira vez Baby navegou nas águas da Billings. O pentacampeão brasileiro, que traz na bagagem o título de campeão sul-americano (1996), 10º lugar nas Olimpíadas de Seul (Coréia do Sul, 1988) e 12º em Barcelona (Espanha,1992) –, afirmou que o evento criou a perspectiva de abertura de uma nova opção para a prática da vela nas proximidades de São Paulo. “Além de uma alternativa lógica, é a maneira ideal de se chamar a atenção do público para a importância da preservação da represa e de seu potencial turístico”.
A recuperação da qualidade da água da represa é conseqüência do trabalho da Prefeitura de São Bernardo, que vem urbanizando áreas de manancial, promovendo a educação ambiental, o plantio de árvores, a coleta seletiva de lixo e combatendo as ocupações irregulares. No dia 27 de março, o prefeito William Dib entregou a Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim dos Pinheiros, bairro situado em área de manancial.
O município recebeu em 2001, da Caixa Econômica Federal, o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, pelo programa de urbanização dos núcleos Carminha e Detroit. O projeto ficou entre os dez melhores do país. No ano passado, o mesmo projeto foi reconhecido em Dubai (capital dos Emirados Árabes Unidos), pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, como uma das 100 melhores práticas mundiais em matéria de recuperação urbana e sócio-ambiental em áreas de proteção aos mananciais.
Até 1978, as regatas e a Festa dos Navegantes constavam do roteiro turístico do Estado.
Em fevereiro daquele ano, porém, a navegação deixou de ocorrer em função do bombeamento das águas do Rio Pinheiros para a represa. A transposição visava aumentar a geração de energia da Usina Henry Borden, situada em Cubatão. A Billings chegou a receber 90 m³ por segundo de água poluída. Só em 1989 foi incluída na Constituição do Estado a proibição do bombeamento.
|