A General Motors está testando um motor a combustão que pode aumentar a economia de combustível em 15 por cento em relação a motores tradicionais, informou a montadora na sexta-feira.
O motor pode economizar combustível ao usar compressão de combustível e ar, em vez de uma faísca para a combustão que move o motor. A GM está testando a tecnologia em dois veículos conceito, o Saturn Aura e o Opel Vectra.
A companhia informou que está trabalhando para refinar o motor antes dele ser disponibilizado comercialmente.
"Apesar de nossos custos de desenvolvimento serem substanciais, conseguimos tremendos avanços", disse o doutor Uwe Grebe, diretor executivo da divisão engenharia avançada de motores e transmissões da GM. "Custos de desenvolvimento adicionais, incluindo pesquisa e programas de testes, são necessários para deixar a tecnologia pronta."
O processo inflama uma mistura de combustível e ar ao comprimi-la em um cilindro. A técnica mescla características de motores a diesel e tradicionais de combustão interna.
A GM também informou que vai começar os testes com o veículo híbrido Chevrolet Volt no próximo ano e planeja produzir o carro que pode ser recarregado na tomada no final de 2010.
Diferente de híbridos anteriores, que funcionam com motores elétricos e a gasolina, esses veículos "plug in" permitem viagens curtas usando apenas um motor elétrico que consome uma bateria que pode ser recarregada por meio de uma tomada.
|