A fabricante japonesa de eletrônicos Fujitsu anunciou nesta sexta-feira que começará a produzir discos rígidos de 1,8 polegadas, usados em players de música e câmeras de vídeo, entrando em um segmento de mercado dominado pela Toshiba .
A decisão da Fujitsu foi motivada pelas expectativas de que o crescimento na demanda por discos rígidos dependerá de bens eletrônicos de consumo como o iPod, da Apple Computer, e de computadores móveis nos próximos anos.
A Fujitsu, conglomerado do setor de informática, atualmente produz os discos rígidos de 3,5 polegadas usados em computadores de mesa e os de 2,5 polegadas usados em laptops.
"Estamos entrando na arena dos bens eletrônicos de consumo e no mercado de drives menores, porque é lá que se encontra o crescimento", disse Ichiro Komura, vice-presidente sênior da Fujitsu, em entrevista coletiva.
A Fujitsu competirá diretamente com a Toshiba, sexta maior produtora de discos rígidos do mundo em termos gerais, mas líder no segmento de 1,8 polegada. A Toshiba fornece discos rígidos de pequeno porte para a Apple. "Os discos rígidos de 2,5 polegadas da Fujitsu têm preço superior ao de similares de outros fornecedores, devido à sua qualidade e confiabilidade", disse Yuichi Ishida, analista da Mizuho Investors Securities.
"Agora, a Fujitsu entra no mercado de 1,8 polegadas partindo dessa base forte. Há boas chances de sucesso", diz.
Komura afirmou que o lançamento dos discos rígidos de 1,8 polegada ajudará a empresa a elevar suas vendas nessa categoria de produtos a 400 bilhões de ienes (3,49 bilhões de dólares) no ano fiscal de 2008/2009, quando pretende estar entre os três maiores produtores mundiais.
A empresa antecipou 280 bilhões de ienes em vendas de discos rígidos no ano fiscal atual, que se encerra em março de 2006, e ocupa a quinta posição mundial na categoria, com 8,4 por cento de um mercado que movimentou 22,9 bilhões de dólares em 2004, de acordo com o grupo de pesquisa Gartner.
A líder é a norte-americana Seagate Technology, com cerca de 27 por cento, seguida pela Hitachi Global Storage Technologies — subsidiária da Hitachi -, pela Maxtor e pela Western Digital .
|