Uma paródia do clássico de ficção científica Jornada nas Estrelas audaciosamente chegou onde nenhum longa-metragem já foi. Com a ajuda da Internet, a produção atingiu mais de 450 mil telespectadores em menos de uma semana. Star Wreck: in the Pirkinning é um longa-metragem em finlandês, com legendas em inglês.
A produção do filme, realizado por um grupo de estudantes e outros cineastas amadores, demorou sete anos, com um orçamento mínimo e efeitos especiais elaborados criados em computadores domésticos. O filme pode ser baixado do site www-fi.starwreck.com/.
"Tomamos a decisão consciente de não lançar o filme em salas de exibição, porque se trata de um trabalho voluntário", disse Timo Vuorensola, o diretor. "Por meio da Internet e dos DVDs, ele provavelmente atingirá a mais ampla audiência possível. Esperamos atingir a marca do milhão de downloads antes do final do ano."
As produções caseiras baseadas em clássicos da cultura pop estão se tornando cada vez mais populares, com o surgimento de software barato que pode reproduzir os sofisticados estúdios de gravação e filmagem, e de sistemas de distribuição de baixo custo na Internet que utilizam tecnologias de troca de arquivos, como o BitTorrent.
Esse tipo de empreitada ocasionalmente causa objeções dos detentores de direitos autorais, como no caso do Gray Album, do DJ Dangermouse, que combinava canções dos Beatles e trabalhos do astro do hip-hop Jay Z. A gravadora EMI, que representa os Beatles, reagiu com uma carta solicitando que a difusão do álbum fosse suspensa, mas apenas depois que milhões de cópias haviam sido baixadas.
Os realizadores de "Star Wreck" informam em seu site que consideram "as questões legais muito a sério" e apontaram que "o mundo está repleto de paródias que se parecem muito com aquilo que satirizam."
O sucesso de Star Wreck: in the Pirkinning surge enquanto Hollywood tenta enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades oferecidas pela Internet. Os estúdios cinematográficos temem a pirataria descontrolada que abalou a indústria da música, mas esperam, ao mesmo tempo, que o uso da Internet lhes permita reduzir custos de distribuição e abrir novos mercados.
O filme mais assistido na história da Finlândia é The Unknown Soldier, de 1955, que teve 2,8 milhões de telespectadores. Para ficar entre os três mais, Star Wreck teria de ultrapassar a marca do milhão.
|