Eleito pela primeira vez em 1988, o prefeito Maurício Soares governou São Bernardo do Campo por três mandatos, durante dez anos. Respeitado pelos adversários políticos, e considerado uma das maiores lideranças políticas da história do ABC, Maurício iniciou o segundo mandato em 1996 e, quatro anos depois, foi novamente conduzindo ao cargo, por vontade popular, para dar prosseguimento a um estilo de governar marcadamente social.
Ao longo desses dez anos, Maurício seguiu fielmente programas de governo pautados pela ampla participação popular. Sua formação política, aliada à experiência administrativa, transformou a cidade; não apenas pelas obras públicas, mas principalmente, pelas políticas sociais implantadas em São Bernardo..
Enfrentou a pobreza e a exclusão social com coragem e determinação. Criou inúmeros projetos, entre os quais se destacam o Programa de Renda Mínima, voltado para famílias com crianças e adolescentes em situação de carência e risco social; o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Programa Emergencial de Frente de Trabalho, que atende moradores de rua, ex-presidiários, jovens, idosos e portadores de deficiência.
Ainda no campo social, o prefeito Maurício criou a Fundação Criança em 1998. A instituição atende cerca de 3 mil jovens e é modelo no atendimento de adolescentes autores de atos infracionais. Um dos programas da Fundação que tem alcançado resultados expressivos é o Centro de Atendimento às Medidas Sócio-Educativas (CASE). Lá, os adolescentes que cometeram delitos são acompanhados por educadores para o cumprimento das medidas de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.
Outra marca do governo Maurício Soares foram as parcerias com as empresas da região, para a geração de emprego e renda. Tais medidas renderam ao prefeito o prêmio Prefeito Amigo da Criança 2000, conferido pela Fundação Abrinq, Unicef e Fundação Ford.
Na área da educação, São Bernardo conseguiu dar grande salto de qualidade no ensino, com a construção de 19 escolas. Outras 12 estão sendo construídas. Outro ponto importante foi a municipalização do ensino (75% dos alunos de 1ª à 4ª série passaram a integrar o modelo pedagógico aplicado pela cidade)), a implantação da educação tecnológica e das Bibliotecas Interativas.
Na área da Saúde, o prefeito Maurício foi o responsável pela criação do Hospital Municipal Universitário e pela instituição dos programas Banco de Leite e Mãe Canguru, que se tornaram referências para outras cidades brasileiras.
O sistema viário também foi priorizado com a ampliação da Avenida Lauro Gomes e a construção do viaduto km 20.7 e no plano de combate às enchentes, foram construídos os piscinões - cinco, de um total de 11, já estão em funcionamento. Na área da segurança, Maurício criou a Guarda Civil Municipal, composta por cerca de 500 homens, o maior efetivo da região do Grande ABC. Nunca outra administração de São Bernardo tratou com tanto empenho a questão das moradias. Desde 1997, a recuperação urbana e sócio-ambiental beneficiou mais de 26 mil moradores de núcleos em situação de risco.
|