A Nissan do Brasil Automóveis ousa novamente ao trazer para o mercado brasileiro o cupê esportivo 350Z. Considerado um mito entre os carros esportivos, ele resgata a tradição da Nissan em produzir veículos que aliam tecnologia, design e desempenho.
Com o lançamento do 350Z, na segunda quinzena de junho, a Nissan passa a oferecer aos clientes brasileiros um gama mais ampla de modelos, atualmente composta pela picape Frontier (cabine simples e cabine dupla), e pelos utilitários esportivos Xterra e Pathfinder, este último importado.
O novo cupê esportivo é uma releitura do primeiro Z, lançado há 35 anos. O 240Z já tinha a proposta de ser um produto de alta performance, com excelente relação custo-benefício, o que o transformou num sucesso de vendas. Os modelos que foram lançados nas décadas seguintes sempre apresentaram para o público características como paixão, desempenho, design inovador e prazer ao dirigir.
Estes valores foram resgatados no novo Nissan 350Z, no qual cada detalhe — do design à estrutura, do ruído do motor ao sistema de segurança — foi pensado para que esse seja o melhor Z da história e atenda plenamente às necessidades de seus proprietários.
Para a Nissan do Brasil, o 350Z é fundamental na construção e consolidação da marca como ousada e consciente. Seu lançamento no país é um dos eventos mais importantes da empresa em 2004, tanto pela visibilidade, como pela associação da marca ao conceito de inovação e de vanguarda.
A origem do Nissan Z
Em 1969, projetistas da então Datsun buscavam fortalecer a linha de produtos com a introdução do compacto GT. Yoshihiko Matsuo, o designer-chefe do projeto de carros esportivos, e uma equipe de engenheiros liderada por Teiichi Hara ouviram atenciosamente os conselhos de Yutaka Katayama, presidente da Nissan Motor Corporation dos Estados Unidos. Katayama, conhecido como “Mr. K”, adorava o nariz longo do Jaguar XKE e outras características de design dos carros esportivos europeus. As equipes de Matsuo e Hara começaram a desenvolver um protótipo que ficaria conhecido como 240Z.
A escolha do nome 240Z ocorreu porque muitos carros esportivos utilizavam números para batizar seus veículos — Triumph TR4 e MG 1500, por exemplo. Então Katayama e os projetistas da Nissan optaram por 240 para refletir o tamanho do motor e a letra Z por ser sonora em diversos idiomas.
Em outubro de 1969, o Datsun 240Z modelo 1970 foi apresentado à imprensa dos Estados Unidos. O veículo apresentava linhas aerodinâmicas arrojadas e era equipado com motor 2.4L com 6 cilindros em linha, capaz de produzir 150cv e atingir 0-60 mph em 9 segundos; era confortável e tinha ótima dirigibilidade, principalmente graças à sua suspensão.
O preço do modelo era apenas U$3.526. Imediatamente o veículo tornou-se um sucesso de vendas — havia espera de seis meses para a compra do carro. A demanda do 240Z era tão grande que menos de um ano após de ser lançado, o carro usado era comercializado por U$4.000. O lançamento do primeiro modelo da família Z inaugurou nos EUA uma nova era no segmento de esportivos, que anteriormente não contava com um carro que combinasse performance e preço acessível. O Z-car tornou-se rapidamente o carro esportivo mais vendido de todos os tempos.
Logo após a introdução do modelo, os 240Z foram adaptados para corridas por legendários pilotos e construtores, incluindo Bob Sharp, John Morton e Peter Brock. Os Z foram utilizados em rallies off-road e competições road-racing, ganhando dez campeonatos consecutivos SCCA C-Production e diversas corridas e campeonatos IMSA GTU.
A evolução dos Z-car continuou nos anos 70 com a introdução do 260Z, a versão para quatro passageiros, o 280Z, e no fim da década com o redesenhado 280ZX. Em todos os anos, obteve enorme sucesso de vendas, atingindo o pico em 1979, quando vendeu 87.007 unidades — um recorde.
Durante os anos 80 viriam os primeiros 280ZX Turbo, 300ZX e 300ZX Turbo. No fim da década, com uma mudança no mercado norte-americano, as vendas de carros esportivos começaram a declinar. As corridas, entretanto, ainda eram o forte dos Z-cars, com pilotos como o ator Paul Newman e Scott Sharp quebrando recordes e vencendo corridas e campeonatos.
Em 1990, o 300ZX e o 300ZX Turbo foram remodelados. O novo 300ZX continuou basicamente igual até 1996, e ficou por seis anos consecutivos na lista dos dez melhores carros divulgada pela revista Car and Drivers. Também permaneceu por cinco anos no ranking intitulado “All-Star” da revista Automobile e foi considerado, após seu lançamento, “Importado do Ano” pela revista Motor Trend.
As vitórias do Z na década de 1990 incluem a corrida de 24 horas de Daytona, a de 12 horas de Sebring e em uma classe da famosa Le Mans.
Com a desvalorização do iene, a importação do 300ZX para o mercado americano tornou-se inviável e, em 1996, o veículo parou de ser comercializado nos EUA. No período total de 26 anos, 1.087.409 unidades de todos os modelos do Z foram vendidas.
O retorno do mito
Durante o Salão de Detroit de 1999, a Nissan resgatou o sucesso da família Z e apresentou pela primeira vez o conceito do 350Z. O carro, desenvolvido pela Nissan Design América (NDA), localizada em La Jolla, Califórnia, apresentava uma longa capota, pára-lamas frontais com design destacando as curvas e faróis dianteiros característicos, sugerindo as linhas do projeto original do 240Z. O veículo fez grande sucesso no salão. Com isso, foi decidido que o Z retornaria à linha de produtos Nissan.
Em 2001, o projeto foi novamente modificado. Decidiu-se que o conceito de 1999 era muito retrô e o espírito Z deveria continuar o mesmo do original — a perfeita combinação de paixão, preço e performance de ponta dos carros esportivos. O novo Z foi projetado pela Nissan Design América e Nissan Technical Center (NTC) em Atsugi, Japão.
Lançado comercialmente em agosto de 2002, o Nissan 350Z rapidamente tornou-se o carro do segmento mais vendido nos Estados Unidos. Só em 2003 foram comercializadas 36.728 unidades no mercado norte-americano.
Ao longo de 30 anos de produção, a denominação “Z” tornou-se uma das mais reconhecidas da indústria, representando a imagem e o espírito da Nissan. Toda esta herança não foi esquecida na concepção da nova geração do Z.
O novo Nissan Z é o símbolo da revitalização da marca. O veículo materializa a visão e a missão da empresa de ser ousada e consciente, além de exercer extrema importância no plano de fortalecimento da marca globalmente. “O 350Z apela tanto para nosso sentido racional quanto para o emocional. Seu lançamento é o símbolo mais forte da revitalização da Nissan”, declarou Sr. Carlos Ghosn, presidente e CEO da Nissan.
DNA do Z
Enquanto faz menção ao seu passado, o 350Z contém várias inovações para um carro esportivo, todas cuidadosamente projetadas com um único pensamento: proporcionar a melhor experiência em dirigir.
Mantendo a tradição de design e performance dos primeiros “Zs”, a nova versão é uma combinação única, composta por paixão, performance, praticidade, design, dirigibilidade e valor.
Segundo Shiro Nakamura, diretor de design da Nissan, “para ter sucesso no mercado, sabemos que o Z deve inspirar mais do que apreciação”. Ele continua: “Primeiramente, o design deve oferecer forte apelo visual, mas o carro deve também ser valorizado por seu lado prático, que aparece no dia-a-dia — durabilidade, conforto, confiabilidade e pouca manutenção”.
Outros itens essenciais do 350Z também foram inspirados na primeira geração do 240Z — o motor frontal de seis cilindros em V, tração traseira, dois assentos e, lógico, o design. Como o original, o 350Z possui a verdadeira estrutura de traseira hatch.
“O Z é um carro com o qual todas as equipes da Nissan gostariam de trabalhar e contribuir. Ele tem um forte significado para a empresa”, reafirmou Sr. Ghosn.
Posicionamento
O espírito do 350Z combina com a personalidade do seu público, ousada e consciente. É um carro para se apaixonar à primeira vista, pelo design atraente, e amar a longo prazo, pela sua alta qualidade. O comprador do Z tem um estilo de vida ativo, e procura um carro que seja, de uma certa forma, sua extensão.
Gosta de ser desafiado e saber que está desfrutando do melhor que a vida oferece. O 350Z provoca uma apaixonante e completa experiência automobilística, e o público desse carro sabe identificar a afinidade do Z com seu estilo de vida. Bem-informado, é sofisticado e sabe que está comprando um produto único.
O 350Z será oferecido por um preço adequado e competitivo no seu segmento, com uma relação custo-benefício otimizada se comparada aos seus concorrentes.
O mercado de cupês esportivos no Brasil ocupa 0,006% do mercado total — número estável há três anos, após a queda do patamar de 0,013% que houve em 2001. As vendas de esportivos representaram em 2003 um volume de cerca de 90 unidades no Brasil. A Nissan pretende ocupar 39% desse mercado, com a meta de comercializar 40 veículos até dezembro de 2004.
Estrutura
Sua estrutura começa com a nova geração da “plataforma FM”, desenhada especificamente para posicionar o motor V6 atrás do eixo dianteiro na posição “Front Mid-ship”. O posicionamento do motor é a chave para o alto nível de performance, fornecendo uma distribuição de peso otimizada entre a parte dianteira e a traseira do veículo. A plataforma FM, derivada da tecnologia de corridas, também valoriza a aerodinâmica, especialmente no controle do fluxo de ar embaixo da carroceria.
Ao controlar o fluxo de ar sob a carroceria, o 350Z consegue eliminar a elevação da frente do carro, reduzindo a resistência aerodinâmica e o ruído em altas velocidades e contribuindo para a estabilidade do veículo. Fiéis ao conceito de “flat ride”, os engenheiros prestaram atenção especial em tornar o conjunto inferior contínuo, com menos peças salientes e criando menor resistência do ar. O tanque de combustível fica encaixado sob o assoalho, embaixo do bagageiro traseiro.
O pára-choque dianteiro e a proteção inferior do motor ajudam a comprimir o ar e aumentam sua velocidade, enquanto na parte de trás, o fluxo de ar é dispersado para reduzir a elevação.
Como resultado do conceito de “flat ride”, o ar é empurrado para trás pelos defletores dianteiros e traseiros e difusores traseiros, reduzindo a inclinação da traseira do carro e proporcionando “zero lift” (grau de elevação zero).
Motor/Transmissão
O coração e a alma de qualquer carro esportivo é o seu motor. Com isso em mente, os engenheiros do Z adotaram e aperfeiçoaram a performance do motor série VQ, que foi eleito pela Ward’s Auto World Magazine como um dos “10 melhores motores do mundo” todos os anos, desde a sua estréia em 1994. O motor do 350Z é um 3,5L V6 24 válvulas que produz 280 cv @ 6.200 rpm e gera 37.0 kgf.m @ 4,800 RPM.
Para obter maior força do motor, os engenheiros da Nissan trabalharam para ampliar sua entrada e saída de ar. Eles reprojetaram as entradas de ar para melhorar o fluxo, aumentando a abertura da válvula e reduziram a contra-pressão do sistema de escape. A proporção de compressão de 10.3:1 reforça o torque em baixas velocidades para o arranque.
Usando o mecanismo “drive-by-wire”, não há conexão mecânica entre o pedal do acelerador e o motor. Em vez disso, a posição da borboleta do acelerador é controlada pela ECM (Engine Control Module) e pelo atuador. Quando o motorista pisa no acelerador, ele aciona um potenciômetro, que manda um sinal elétrico para a ECM. Antes de acelerar o motor, o módulo ECM se comunica com o sistema de Controle de Tração para garantir que não há nenhuma razão para moderar os comandos do motorista. Se tudo estiver bem, o atuador realiza o comando para acionar a borboleta. O processo ocorre instantaneamente e resulta no controle preciso da borboleta com impacto positivo na economia de combustível e no controle de emissões.
A composição do bloco e os cabeçotes de alumínio reduzem o peso do motor, contribuindo para melhorar a economia de combustível e a performance. Pistões e bielas mais leves reduzem a massa, permitindo que o motor responda e acelere com mais liberdade, enquanto eixos de ressaltos ocos e leves ajudam a reduzir perdas de energia quando o motor está ligado.
O 350Z também apresenta um eixo cardã reforçado de fibra de carbono em uma única peça — uma inovação da Nissan. O novo eixo cardã oferece 40% de redução do peso. O material de fibra de carbono melhora o controle de ruídos, vibração e aspereza por não ser um bom condutor natural de ruído, diferentemente do aço. Como o novo eixo cardã é uma peça única sem perfil fechado (tipo duplo U), a unidade de fibra de carbono é projetada para quebrar no caso de impactos frontais severos, permitindo que o motor e transmissão sejam impulsionados para baixo e contra o chão, em vez de invadirem a cabine.
Outra característica de performance que o 350Z adotou é a tecnologia CVTCS (Continuously Variable Valve Timing Control System). Ela capacita o motor para produzir não apenas uma aceleração impressionante e de alta performance, mas também características de torque adequadas para condução na cidade.
Os engenheiros da Nissan acreditavam que seria necessário dar ao 350Z o som de um carro esportivo poderoso, para combinar com sua potência — um som sem ruído de baixa freqüência, que costuma se tornar cansativo em longas viagens. Então, foram estudados os aspectos “emocionais” dos sons de admissão e escapamento, testando veículos como o Maserati 3200GT, Ferrari 360 Modena e o Skyline GT-R, este último da própria Nissan. Como resultado, o som do escapamento está atualmente maximizado em baixa rotação (1.000-3.500 rpm), mas silencioso quando o carro é dirigido em ritmo normal. O som de contra-pressão foi maximizado em alta rotação (3.500-6.000 rpm), especialmente em grandes aberturas da borboleta, mas com um tom mais baixo em condições de uso urbano. A Nissan usou dutos de admissão lisos e removeu 0.5 decibel para dar um som de admissão mais claro. No total, o escapamento do 350Z teve a contra-pressão reduzida, e ele flui mais livremente do que qualquer outro Nissan.
Uma nova transmissão de seis marchas foi desenvolvida para o 350Z. A transmissão oferece relação curta da 1ª à 5ª marcha para condução de alta performance e a 6ª marcha, desenvolvida especialmente para viagens longas (overdrive) e economia de combustível. Em uma análise estrutural, todas as partes foram reduzidas em tamanho e peso, resultando em uma unidade mais leve e compacta do que os anteriores. Toda transmissão é testada previamente à sua instalação na linha de montagem.
Freios /Suspensão
O sistema de freios do 350Z oferece algumas das características tecnológicas mais avançadas disponíveis na indústria. Um dos principais objetivos dos engenheiros era obter a sensação de firmeza no pedal, mas que não exigisse muito esforço para ser acionado. A meta para o 350Z era chegar a distâncias de frenagem mais curtas do que a BMW M Roadster, Porsche Boxster S e Chevrolet Corvette.
O sistema de freios Brembo é composto de ABS nas 4 rodas com pastilhas de alta performance, 4 pistões por pinça no disco dianteiro e 2 no traseiro. Possui discos de diâmetro grande, sendo 12,8’’ x 1,18’’ nos dianteiros e 12,7’’ x 0,87’’ nos traseiros. Duas características inovadoras são o EBD (Electronic Brake force Distribution) e o Brake Assist. O sistema EBD regula a pressão do freio nas rodas traseiras baseado no peso que o veículo está carregando. Por exemplo, se o módulo ABS (Anti-Lock Braking System) sente que as rodas traseiras estão freando mais rápido do que as dianteiras, ele irá abrir e fechar as válvulas do ABS e ajustar a pressão do freio nas rodas traseiras para evitar travamento. Com funcionamento ligado ao EBD, o Brake Assist é um sistema mecânico que pode detectar uma situação de frenagem de emergência e, se o condutor não pisou no pedal do freio com força suficiente para acionar o ABS, o sistema complementa a força de frenagem aplicada.
Os sistemas de Controle de Tração (TCS) e o Controle Dinâmico do Veículo (VDC) trabalham em conjunto com o inovador sistema de freios. O TCS usa os sensores de velocidade do ABS para detectar se as rodas traseiras estão girando mais rápido do que as dianteiras. Se estiverem, o torque é reduzido nestas rodas, por meio do controle do pulso do bico injetor de combustível. Ao trabalhar lado a lado com o ABS e o Sistema de Controle de Tração, o VDC pode reduzir o torque do motor ou frear cada roda individualmente, conforme o necessário para ajudar a estabilizar o carro em curvas fechadas ou condições de tempo adversas.
Os engenheiros da Nissan elegeram duas prioridades ao desenvolver a suspensão do 350Z. Primeiro, o condutor deveria experimentar o “flat drive”, uma plataforma estável para desfrutar do prazer de dirigir. E segundo, o carro deveria responder aos comandos de forma ágil e natural. Como conseqüência prática, a nova suspensão dianteira tem que ser compacta, para manter-se compatível com as necessidades da plataforma FM. Esse sistema de suspensão dá alta rigidez lateral e grande sensação de estabilidade, mas é adaptado para baixa rigidez no modo longitudinal, aumentando o conforto ao dirigir.
A suspensão é do tipo multi-link tanto na dianteira quanto na traseira. Foi confeccionada em alumínio para reduzir o peso do veículo. Os amortecedores contam com controle de ondulação que reduz as vibrações de alta intensidade. Em outras palavras, isso dá à suspensão dianteira do 350Z uma dupla personalidade, que otimiza o alinhamento das rodas, tanto para o caso do veículo seguir em linha reta ou fazendo curvas. Projetado em incontáveis horas de trabalho no computador, a Nissan registrou 14 patentes dentro desse novo design de suspensão.
Segurança/Proteção
O novo 350Z adota a o conceito Nissan de construção de zona de deformação programada prevendo áreas frontais e traseiras de colisão e uma zona central segura para os ocupantes do carro. A estrutura da carroceria do 350Z foi projetada para criar um alto grau de rigidez estrutural e de torção. Características-chave incluem assoalho de painel duplo, caixa de ar dupla e colunas de porta com secção aumentada. O teto é soldado na lateral do carro por meio de solda a laser, para garantir a precisão de montagem. O suporte da torre do amortecedor traseiro é parafusado e soldado no local, permitindo o uso de uma carroceria hatchback sem prejudicar a rigidez da traseira do veículo.
Além disso, o 350Z oferece air-bag frontal com sensores de duplo estágio nos cintos de segurança, cintos de segurança com pré-tensionadores e limitadores de esforço. Air-bags laterais e air bags laterais suplementares tipo cortina complementam a proteção contra impactos laterais.
Exterior
O design do 350Z foi um trabalho verdadeiramente internacional, com contribuições de estúdios de design da Nissan localizados no Japão e nos Estados Unidos. Para encaixar-se em sua essência de performance esportiva, seu design é marcado pelas formas arredondadas e agressivas, e o balanço das rodas foi deslocado para as extremidades.
“Largura e entreeixo longo foram um grande ponto de partida”, conta Diane Allen, designer-chefe do Red Studio da NDA. A designer continua: “Nossa primeira idéia era recriar a sensação de um carro de Fórmula 1 — rodas grandes e uma estrutura de carroceria centralizada”.
Essa nova estrutura é montada de forma muito parecida com a fuselagem de um avião, com compartimento frontal, cockpit central e compartimento traseiro. “Nós queríamos que o design expressasse agilidade, tridimensionalidade e movimento”, disse Mamouru Aoki, chef de Design de Produto do Nissan Technical Center (NTC). “Seu design parece veloz, mas não apenas em linha reta. É um design simples, porém expressivo, que dá ao Z um sentido refinado, como aquele que sente-se com os carros clássicos.”
Enquanto possui elementos do primeiro 240Z, (como um tratamento semelhante nos faróis dianteiros) e da última geração do 300ZX, o novo Z apresenta design moderno e de alta qualidade.
O conjunto de capô, teto e traseira é relativamente horizontal e contínuo, dando a sensação de que o centro é uma peça única. A subida da traseira fornece ao carro aerodinâmica. Seu cockpit estabelece claramente o veículo como um esportivo de dois lugares intimista e dá um tratamento de formas quadradas à janela traseira, remanescente do 240Z.
Interior
O interior do 350Z mantém o máximo de largura da cabine onde estão posicionados os bancos do condutor e do passageiro, estreitando-se como uma lancha de corrida nas extremidades dianteira e traseira para ampliar a sensação de esportividade. “Nós queremos que o interior do Z transmita uma carga de adrenalina no motorista desde o momento em que ele se acomoda no banco do veículo”, reforça Aoki. “Seu interior transmite a sensação de estar no cockpit de um jato”.
O painel de instrumentos inclui três mostradores que se movem junto com o volante, de modo independente do painel. O design dos bancos é assimétrico, para permitir que o banco do motorista dê total apoio ao corpo, enquanto o banco do passageiro é mais orientado para o conforto. O uso de alumínio escovado para o acabamento dos instrumentos, maçanetas e outros lugares ressalta a alta qualidade e requinte no acabamento.
O novo Z mantém a mesma essência do 240Z ao resgatar os mostradores triplos para pressão do óleo, voltímetro e computador de bordo, localizados no centro do painel. Seu interior foi projetado para oferecer a sensação de exclusividade e segurança quando o usuário está dirigindo esportivamente e a sensação de prazer e conforto na condução em ritmo normal.
O design de traseira curta é acentuado pelo espaço para bagagem funcional. Apesar de ter sido projetado como um carro esportivo, há espaço para duas bolsas atrás dos bancos, um compartimento com tranca no assoalho do veículo, e o porta-bagagem traseiro que comporta uma mala. Outra característica interior é a barra anti-torção em alumínio integrada com a suspensão traseira. A barra tem um acabamento pensado para combinar com o restante do compartimento traseiro e contém um logo do Z, que pode ser visto de fora do veículo. “A essência do 350Z é performance e o design do interior e exterior devem reforçar essa impressão”, complementa Allen.
Visibilidade
Para o Nissan 350Z, os designers desenvolveram faróis dianteiros estilizados em formas geométricas, que captam o espírito de uma nova era em carros esportivos.
Os faróis dianteiros estão posicionados no alto, perto dos respectivos pára-lamas para facilitar a iluminação da linha de visão do condutor. As lâmpadas de xenon geram uma luminosidade mais eficiente do que as lâmpadas halógenas comuns e iluminam cerca de duas vezes mais, o que melhora a visibilidade noturna.
Equipamentos
No Brasil, serão comercializados inicialmente veículos nas cores prata metálico, preto e vermelho, as duas últimas sólidas.
Em todos os detalhes, o 350Z é um carro refinado que traz estilo e qualidade. Com vidros verdes, retrovisores elétricos na cor do veículo e retrovisor interno anti-ofuscante, ele vem com travas e vidros elétricos, além de travamento de portas por controle remoto. Os revestimentos do volante, da manopla do câmbio e do freio de mão são de couro preto.
Um grande exemplo de sofisticação nos detalhes desse esportivo da Nissan são os bancos. Eles foram projetados para oferecer, além de conforto, o apoio lateral necessário para curvas mais agressivas. Os assentos são individuais e o do motorista é diferente do passageiro, já que ambos são otimizados para atender as diferentes expectativas e necessidades.
O do motorista foi projetado para a atender a necessidade de prazer ao dirigir. Seu encosto tem abas laterais mais largas que envolvem a cintura durante a aceleração lateral e é reduzido abaixo da área dos ombros para evitar interferência nos braços durante trocas de marcha e curvas mais fechadas.
Os assentos têm acabamento em couro, ambos com aquecimento. O banco do motorista vem com quatro regulagens elétricas e duas manuais. Já o do passageiro é rebatível, tem encosto de cabeça regulável e bolsa canguru na parte de trás, além de duas bolsas laterais.
As pedaleiras esportivas cromadas dos pedais de embreagem, do freio e do acelerador são uniformemente espaçadas e alinhadas no mesmo plano horizontal, para facilitar a condução esportiva.
O sistema de som vêm com áudio 240W Bose rádio AM e FM, toca-fitas e CD changer frontal com capacidade para 6 CDs, além do sistema Bose Áudio Pilot, que monitora o som no interior do veículo em tempo real e ajusta automaticamente o volume e o sinal de rádio. São sete caixas de som, das quais duas estão nas portas e duas na parte traseira. Há dois tweeters e um subwoofer de 10”. O rádio apresenta também um relógio digital.
A preocupação de proporcionar conforto e praticidade fica clara nos detalhes do interior do carro. Apesar de ser um cupê esportivo, o 350Z cria vários espaços para pequenas bagagens e objetos. A parte dianteira do veículo é dotada de um porta-copos, pára-sóis iluminados com espelho, porta-óculos no teto e alça de segurança para o passageiro. Na parte traseira, há três porta-objetos, (sendo um com trava localizado atrás do banco do passageiro), além dos porta-mapas nas portas. Para aumentar a comodidade do condutor, o 350Z tem apoio para o pé e proteção lateral para o joelho.
No painel, além de velocímetro, tacômetro, temperatura do motor, marcador de gasolina e hodômetro parcial duplo, há três mostradores individuais, inspirados no painel do 240Z, com computador de bordo, indicador de pressão do óleo e voltímetro. O painel tem relógio e indicador de troca de marcha (luz). Outras facilidades disponíveis são duas tomadas de 12 volts.
Acessórios (Detalhes e aplicações na ficha técnica)
Os proprietários do Nissan 350Z no Brasil poderão personalizar seus veículos com acessórios originais da NISMO (Nissan Motorsport International), uma divisão da Nissan responsável pelo desenvolvimento de equipamentos esportivos especialmente projetados para melhorar a performance de veículos. Todos os acessórios serão disponibilizados por encomenda através da rede de concessionárias Nissan, com prazo médio de entrega de 90 dias.
A- Conjunto Aerodinâmico NISMO
Proporciona melhora considerável na performance aerodinâmica do 350Z, ao aumentar o “dow force” dianteiro e traseiro. Proporciona melhor dirigibilidade em função do aumento da aderência na dianteira e traseira e uma melhor aderência e tração em altas velocidades.
Especificação: FRP (fibra de vidro) com acabamento em gel branco, sem pintura.
O conjunto aerodinâmico é composto das seguintes peças:
1 Pára-choque dianteiro com Spoiler integrado
2 Conjunto de saias laterais
3 Conjunto de saias laterais traseiras
4 Spoiler traseiro
5 Kit de Suspensão NISMO G-ATTACK
6 Pastilhas de freio de alta performance NISMO (para sistema de freio Brembo)
7 Conjunto de flexíveis de freio NISMO
8 Refrigerador de óleo da direção hidráulica NISMO
9 Roda de liga leve
B – Equipamentos para motor
10 Sistema de escapamento em aço inox NISMO
11 Catalisador esportivo NISMO
12 Filtro de ar esportivo NISMO
13 Refrigerador de óleo do motor NISMO
14 Tampa do refrigerador NISMO
15 Termostato NISMO
C - Powertrain
16 Disco de embreagem Alta performance NISMO
17 Platô de embreagem Alta performance NISMO
18 Volante do motor de baixo peso (aliviado)
19 Tubulação de embreagem NISMO
20 Diferencial traseiro LSD “GT L.S.D. pro” (LSD - Limited Slip differential)
D – Equipamentos para interior
21 Painel de instrumentos NISMO
22 Manopla do câmbio NISMO
23 Bancos esportivos NISMO
Concorrência
Os concorrentes do Nissan 350Z são o Audi TT Quattro, a BMW Z4, a Mercedes-Benz SLK 320 e o Porsche Boxster S, considerando potência do motor e equipamentos de série disponíveis. Além do motor mais potente, que o valoriza na categoria, o 350Z tem o diferencial da excelente relação custo-benefício.
Garantia
O 350Z possui 2 anos de garantia conforme condições contratuais.
Cronologia do Z
• 1966 — Presidente da Nissan USA, Sr. Yukata Katayama, convencido de que um veículo esportivo acessível teria um grande mercado nos Estados Unidos, aprova a produção do Z.
• 1969 — Início da comercialização do Datsun 240Z. O veículo atinge um sucesso de vendas tão grande que filas de espera de até 6 meses são formadas. O veículo apresenta um potente motor de 150 cavalos.
• 1970 — No primeiro ano de vendas, o Z chega à marca de 10.000 unidades comercializadas.
• 1973 — O Z Car conquista enorme popularidade.
• 1974 — É lançado o Datsun 260Z. Porém, devido à nova legislação de emissões nos Estados Unidos, a potência do motor foi reduzida para 139 cavalos.
• 1975 — Na metade do ano, o novo modelo 280Z substitui o 260Z com mais potência, 149 cavalos.
• 1979 — O 280ZX é lançado com motor de 135 cavalos e recebe o prêmio de “Carro Importado do Ano” pela revista Motor Trend.
•1984 — Início da comercialização do 300 ZX com “facelift” completo. Logo no primeiro ano torna-se o carro esportivo mais vendido nos Estados Unidos, chegando a 73.101 unidades vendidas.
• 1988 — A revista Motor Trend testa a Edição Limitada do 300ZX. O veículo é considerado o carro japonês mais rápido da América.
• 1990 — Com as vendas do 300ZX, o Z torna-se o carro esportivo mais vendido da história.
• 1996 — A crise do câmbio iene-dólar eleva os preços do veículo e inviabiliza a presença do Z no mercado norte-americano. A produção do modelo é interrompida no Japão.
• 1999 — O conceito do novo Z é apresentado no Salão de Detroit.
• 2002 — Agosto — Início da comercialização do novo 350 Z.
• 2003 — Maio — Início do cadastramento de ingleses interessados na compra do veículo. Em apenas 58 minutos, 450 unidades foram vendidas. Desde então há uma lista de espera para a compra do veículo.
• 2003 — Outubro — Lançamento do 350Z na Grã-Bretanha, primeira região européia em que foi comercializado.
• 2004 — Junho — O 350Z é lançado no Brasil.
Pós-vendas
O treinamento da rede, tanto em vendas como em pós-vendas, segue a política mundial da Nissan em que a formação individual de cada um dos profissionais é desenvolvida e valorizada. Desde o início da formação, há ênfase na satisfação do cliente, levando em conta os padrões de qualidade e as características técnicas e mercadológicas dos produtos Nissan.
Em 22 de março de 2002, foi inaugurado na cidade de Jundiaí — SP, o novo Armazém de Peças da Renault-Nissan. Instalado em um terreno de 26.000 metros quadrados, o novo prédio possui 14.500 metros quadrados de área construída, com capacidade para armazenar as mais de 30.000 tipos de peças, hoje disponíveis para toda a linha de automóveis. No que se refere a Nissan, são mais de 14.000 itens cadastrados. Em relação ao 350Z já estão armazenados componentes para eventual necessidade de abastecimento.
Rede de concessionárias
A rede de concessionárias da Nissan possui hoje 57 revendedores no território brasileiro, com previsão de chegar a 66 concessionárias até o fim de 2004. O número de pontos de venda projetados e a cobertura territorial que está sendo alcançada dentro do projeto de expansão da rede asseguram a distribuição dos produtos e garantem ao cliente Nissan bom atendimento em venda e pós-venda.
Atualmente a Nissan do Brasil está implantando o novo padrão de identidade visual da Nissan na rede de concessionárias. Esse programa global foi desenvolvido no Japão para promover a revitalização da marca nos concessionárias. Para chegar ao padrão atual o design da nova identidade visual foi desenvolvido através da interação com os concessionários e bench-marking, visando satisfazer os clientes e melhorando as operações na rede.
Como resultado esta nova identidade restabelece, melhora e reforça a marca Nissan; passa aos consumidores uma imagem de coerência e consistência da Nissan também nas concessionárias; incrementa as expectativas dos clientes no que se refere aos produtos e serviços; melhora o nível e o status da marca; os níveis de satisfação e fidelização dos clientes; além de ampliar as vendas e a rentabilidade das concessionárias.
No Brasil já são quatro concessionárias em operação sinalizadas e caracterizadas dentro desta nova identidade. A que foi selecionada no país para ser a concessionária referência deste padrão universal é a San Diego, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Ela possui a completa implementação da nova identidade visual Nissan e seu conceito e design atendem aos propósitos e recomendações da matriz.
Com essa implantação na rede brasileira a Nissan demonstra o respeito aos consumidores em alinhar os produtos e serviços oferecidos aos clientes brasileiros ao mesmo nível de qualidade e tecnologia oferecidos pela empresa.
Assistência (Nissan Way Assistance)
A Nissan do Brasil oferece aos seus clientes, através do 0800 111090, assistência mecânica 24 horas, 7 dias por semana, inclusive em feriados, válida por 2 anos em todo o território brasileiro, de acordo com o Manual do Proprietário.
SAC NISSAN
O cliente Nissan pode fazer comentários, dar sugestões e esclarecer suas dúvidas pelo sac@nissan.com.br ou pelo telefone 0800 111090.
https://www.grupoahora.com.br/popup/nissan350z.htm