O prefeito do Rio de Janeiro e pré-candidato à presidência da República em 2006, economista Cesar Maia, criticou duramente o governo Lula no painel O Futuro do Trabalho, durante o Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. O pefelista criticou a reforma sindical, que chamou de "velho modelo de república sindicalista" e o apoio do Brasil ao governo de Hugo Chávez na Venezuela. "O Brasil tem a maior carga tributária do mundo, se cruzada com o rendimento da população: 37% do PIB, e tem os maiores juros do mundo, o que custa aos cofres públicos 8% do PIB", afirmou Maia.
O prefeito carioca criticou também o partido de Lula e foi aplaudido pelos presentes: "Li o documento 'Campo majoritário', que foi divulgado pelo PT e não encontrei a palavra educação nenhuma vez", garantiu.
Maia tem trocado farpas de modo mais contundente com o governo federal após a crise na saúde no Rio de Janeiro, que culminou com a intervenção nos hospitais do município no mês passado.
Roberto Freire
O presidente do PPS, Roberto Freire, criticou o que chamou de década perdida para a América Latina. "O governo Fernando Henrique Cardoso, do PSDB e PFL, não fez nada muito puro como neoliberalismo ortodoxo, mas com Estado ausente do mercado e o mundo do trabalho sofrendo precarização", criticou. "Toda a América Latina experimentou esse modelo".
Freire defendeu que o atual ciclo econômico deve ser encerrado. "Todas as formas políticas que foram responsáveis por esse modelo já passaram pelo exercício do poder, e o PT, de forma melancólica, está vendo seu final e adota como programa do partido este modelo de política macroeconômica", disse.
Ricardo Murphy
O ex-ministro da Economia argentino Ricardo Murphy disse que em toda a América Latina há problema de emprego. "Tanto de desemprego quanto de subemprego", afirmou. "Trabalho formal é uma resposta essencialmente política. Um regime de liberdade é onde cada qual ganha o pão com o suor do seu rosto. Onde há dependência de governo, há um clima de medo e tensão", afirmou.
Em sua 18ª edição, o Fórum da Liberdade tem como tema central "O Futuro do Trabalho" e promete realizar um balanço das transformações no universo do trabalho.
|