Com o Centro histórico inteiramente restaurado, Salvador tornou-se um livro vivo da época da colonização brasileira, além de esbanjar beleza pelos casarões típicos do século XVI. A cidade também é palco para movimentos sociais, geralmente direcionados à raça negra, presente com força na cidade. O Olodum, a Timbalada e o Ilêaiê são exemplos de movimentos que lutam pelas causas dos negros e ainda mostram o talento da raça durante o carnaval em desfiles de blocos.
A influência negra, fortíssima em Salvador, ainda pode ser sentida em vários aspectos da vida cultural da cidade: na gastronomia, na música, na dança e na religiosidade. Paralelas a isso, belas paisagens naturais, como a Lagoa de Itapuã, atraem e encantam os turistas.
Elevador Lacerda - O Elevador Lacerda une as duas partes de Salvador: a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O elevador foi construído em 1873, pelo engenheiro Antônio Lacerda, com duas cabines movidas a força hidráulica. Em 1932, foi construída uma nova torre e foram acrescentadas mais duas cabines.
O elevador demora 30 segundos para fazer a viagem, de 72 metros de altura, e transporta mais de 28 mil pessoas por dia.
Endereço: Praça Tomé de Souza na cidade alta / Praça Cayru na cidade baixa
Pelourinho - É um dos principais símbolos de Salvador. Durante a época da escravidão, era o lugar onde os escravos eram castigados. A praça é cercada por várias casas antigas no mais puro estilo colonial, entre elas o casarão da Fundação Jorge Amado e igrejas como a Igreja do Rosários dos Homens Pretos e Catedral Basílica, dois grandes exemplos da arquitetura da época da colônia.
O Pelourinho também é fonte de inspiração e palco para artistas brasileiros e estrangeiros - como Caetano Veloso e Paul Simon e até mesmo Michael Jackson já gravou cenas de um clipe lá. O centro histórico de Salvador também reúne alguns do melhores restaurantes e dos bares mais movimentados da cidade.
Mercado Modelo - No meio do caos que é o mercado - estão reunidos mais de 200 boxes - é possível encontrar o melhor do artesanato baiano, como rendas, esculturas de barro, pratarias e objetos religiosos. No Mercado Modelo também acontecem as tradicionais rodas de capoeira.
É o lugar mais indicado para comprar as lembranças de Salvador, como a fitinha do Senhor do Bonfim e outras variedades de patuás. As famosos baianas, vestidas de branco, com saias rodadas e cheias de balangadãs podem ser encontradas por lá, vendendo seus quitutes - vatapá, mugunzá, caruru.
Endereço: Praça Cayru
Museu de Arte Moderna da Bahia - O MAM baiano possui um grande acervo de pinturas, gravuras e esculturas brasileiras contempo-râneas, incluindo nomes como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Carybé e Cândido Portinari. O museu possui oito salas de exposição, teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada.
Anexo ao Museu de Arte Moderna está o Parque das Esculturas, que expõe obras de arte a céu aberto. O prédio onde está o museu era um solar de propriedade do senhor-de-engenho Pedro de Unhão Castelo Branco, restaurado pela arquiteta Lina Bo Bardi, que projetou o MASP, em São Paulo. O museu tem ainda uma bela vista para a Baía de Todos os Santos.
Horário: Terça-feira a domingo, das 13h às 21h
Endereço: Av. Contorno, s/n - Solar da Unhão - Contorno
Preço: Grátis
Telefone: 0xx71 329-0660
Praias- Com 20 quilômetros de extensão, o litoral de Salvador tem uma concorrida seqüência de praias que vão da Praia do Porto até a Praia do Flamengo.
A movimentação nesse trecho é intensa dia e noite, com praias iluminadas, bares e restau-rantes que abrem nas madrugadas.
O passeio pode começar na Praia do Porto com suas águas tranqüilas e profundas, sendo muito procurada pelos visitantes da cidade. Você também pode escolher entre a Praia do Farol e a Praia de Ondina que formam com seus recifes piscinas na maré baixa. A Praia de Amaralina e a Praia de Armação têm ondas fortes, sendo muito procuradas pelos surfistas. Já as praias da Pituba, Corsário, Jaguaribe, Piatã e Placafor são muito procuradas pela maciez das areias e qualidade das águas. Cantada pelos poetas, seresteiros e namorados, a Praia de Itapuã oferece cenários bucólicos e um ambiente relaxante.
As praias de Stela Mares e do Flamengo são mais afastadas e também encantadoras.
Próximos à orla marítima, temos dois parques com lagoas naturais de grande beleza: o Parque do Abaeté e o Parque de Pituaçú, que oferecem agradáveis opções de lazer durante o dia e a noite.
A vida noturna nessa área é intensa, com destaque para o clima poético e romântico da Lagoa do Abaeté e do Coqueiral de Piatã. Na orla dos bairros do Rio Vermelho e da Barra, um bom número de teatros, bares e restaurantes garantem a animação com música e espetáculos.
As praias de areias claras e cheias de barracas de comidas e bebidas baianas são um dos mais belos cenários de Salvador. Entre as principais praias está Porto da Barra, na Baía de Todos os Santos, perto de onde fica o Farol da Barra, um dos principais cartões postais da cidade.
Outras praias concorridas são a do Corsário e a Jaguaribe, freqüentadas principalmente por surfistas e jovens.
|