A novidade desse lançamento é o segmento de mercado que o carro vai atingir. Se a versão 2.0 toda equipada tem um preço próximo dos modelos estrangeiros, o EcoSport 1.0 básico vai chegar ao mercado por R$ 31.190,00. O preço do carro foi anunciado no último dia (22), no Amazonas, onde foram apresentadas as três versões do modelo .
A Ford fez um utilitário esportivo para quem usa o mesmo carro no trânsito urbano e nas aventuras fora de estrada. O EcoSport é feito sobre a plataforma do Fiesta, mas as medidas externas são bem maiores: ele é 32 centímetros mais comprido, seis centímetros mais largo e 12,5 centí-metros mais alto.
A engenharia da Ford acertou em cheio no meio termo entre a dureza necessária para as estradas de terra e o conforto e segurança necessários para rodar no asfalto. A versão 2.0 avaliada anda muito bem no asfalto, tem o comportamento de um carro de passeio. O motor tem bom torque em qualquer velocidade.
O carro teve ótimo comportamento ao enfrentar irregularidades, como valetas e lombadas. Só faltou no teste enfiar o EcoSport no meio do mato, subir morros e vencer trechos alagados.
O EcoSport tem aspecto robusto, é um carro de linhas fortes.
Na dianteira, destaque para os faróis grandes, a entrada de ar e o pára choque com faróis de neblina embutidos.
Outro detalhe que sugere valentia é o gancho para reboque.
Na traseira, o super pára-choque suporta o peso de um adulto. E foi realmente previsto para que as pessoas subam nele (é revestido de material antiderrapante), para arrumar a carga no bagageiro do teto. O bagageiro foi projetado para suportar equipamentos de até 40 kg. É ideal para o transporte de bicicleta ou prancha de surf.
O estepe do lado de fora, na tampa do porta-malas, contribui para o visual aventureiro do carro. Para dificultar o roubo, a Ford projetou uma chave única para cada carro para a liberação do estepe.
A carroceria do EcoSport tem grande resistência a torção e a flexão, item necessários para um carro que pretende desbravar terrenos irregulares. O carro tem grandes ângulos de entrada e saída, para facilitar a transposição de cabeceiras de pontes, entrada em balsas, passagem de desnível de terreno, valetas profundas.
As rodas são de 15 polegadas, que podem ser de aço ou de alumínio, com pneus 205/65 da Pirelli, feitos especialmente para o carro.
Com essas características, mesmo sem tração total, o EcoSport tem boa performance em terrenos aciden-tados. Ele foi projetado para transpor áreas alagadas com profundidade de 45 centímetros sem qualquer risco de entrada de água pelo sistema de admissão de ar.
Internamente o EcoSport oferece muitos porta objetos, além de uma gaveta embaixo do passageiro da frente. Um compartimento do lado direito do painel serve como refrigerador, com o uso da passagem do ar condicionado. Tem capacidade para seis latas de refrigerante, mas o equipamento só existe nos carros sem bolsa de ar para o passageiro da frente. No painel, tomada especial para conectar o celular no sistema de som, criando um sistema viva voz.
O EcoSport chega com três motores a gasolina: 1.0 Supercharger, o Zetec RoCam 1.6 e o Duratec 2.0 de 16V, que faz sua estréia no novo lançamento. O EcoSport tem ainda uma versão 1.4 a diesel, produzida em Camaçari mas exclusiva para o mercado de exportação. A Argentina vai começar a receber o EcoSport a diesel já no mês de abril.
O motor Supercharger é o mesmo que equipa o Fiesta, da família Zetec RoCam, produzido na fábrica da Ford em Taubaté. O Supercharger tem compressor mecânico acionado por correia pelo virabrequim, que proporciona maior desempenho ao motor, que gera 95 cavalos. O EcoSport 1.0 chega a 157 km/h e tem um consumo de 10,9 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, segundo a fábrica.
O 1.6, de aspiração natural, tem potência de 98 cv (só três cavalos a mais que o 1.0), atinge velocidade máxima de 160 km/h e tem um consumo de 11,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada (dados da fábrica).
O motor 2.0 de 143 cv é leve e compacto e tem alto torque em baixas rotações: 85% da força do motor já está disponível a 1.500 rpm. Segundo a fábrica é um motor econômico, tem baixo nível de emissões e o melhor nível de silêncio da categoria em todas as faixas de rotações. Os dados oficiais de consumo são: 11,1 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.
A decisão de produzir o EcoSport em Camaçari, Bahia, foi tomada com base em pesquisas com os consumidores potenciais no Brasil, Argentina, Chile e Venezuela. Constatou-se que esses consu-midores tinham o desejo de um utilitário esportivo compacto de preço acessível e com baixo custo de manutenção, incluindo boa rede de assistência técnica e melhores condições de seguro.
Barry Engle, diretor de Marketing, Vendas e Serviços da Ford Brasil garante que o EcoSport atende todas essas premissas. Ele lembra que o carro tem sido alvo de interesse desde a sua pré-estréia, no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado. De fato, poucos produtos causaram tanta expectativa quanto o “jipinho da Ford”, do qual a imprensa especializada vem falando há anos. Finalmente ele chegou. Vamos ver se vai corresponder à expectativa.
Preços das versões de entrada do EcoSport
Ecosport 1.0 R$ 31.190,00
Ecosport 1.6 R$ 35.590,00
Ecosport 2.0 R$ 47.590,00
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