A Intel deve lançar esta semana um processador que é compatível com uma versão pouco usada da tecnologia de redes sem fio em alta velocidade WiFi, afirmaram analistas na segunda-feira. Aceito no ano passado pela maior fabricante de processadores do mundo, a tecno-logia de rede sem fio transformou-se em item essencial dos notebooks fabricados atualmente. Mas com o crescimento desse segmento, administradores de redes começam a alertar para problemas de congestionamento de tráfego.
Em uma entrevista coletiva marcada para quinta-feira, a Intel deve anunciar a disponibilidade de um chip WiFi “trimode”, capaz de funcionar com dois populares formatos da tecno-logia, 802.11b e seu primo mais rápido 802.11g, e com o menos usado 802.11a. Os atuais processadores da Intel aceitam somente as versões “b” e “g”. A Intel afirmou apenas que o anúncio de quinta-feira é para “o lançamento de nova tecnologia para os notebooks que usam processador Intel Centrino”.
Analistas, entretanto, afirmam que a novidade provavelmente será um novo processador WiFi, uma vez que a companhia tinha anunciado anteriormente que teria um novo produto pronto no segundo semestre deste ano. “A única coisa nova que está vindo é um chip trimode”, afirmou Krishna Shankar, analista do JMP Securities.
Sopa de letrinhas
Analistas afirmam que o 802.11a pode acomodar mais tráfego de rede a velocidades iguais ou maiores sem interferir com microondas ou telefones sem fio. Mas, como não é compatível com outras tecnologias WiFi, o 802.11a é muito menos popular. Somente 24 de 1.250 produtos WiFi são projetados para funcionarem com redes 802.11a. Em uma sopa de letrinhas de padrões de comunicação sem fio, analistas afirmam que a melhor solução para os fabricantes de produtos é apoiar a maior quantidade de tecnologias possível em um único aparelho e permitir que o software decida qual delas usar, assim como acontece na telefonia celular.
Chips WiFi trimode devem se tornam padrão, afirmam os especialistas, permitindo que computadores se conectem à melhor rede disponível. Apesar de outros fabricantes de chips, como a Atheros Commu-nications, já possuírem produtos trimode, a presença da Intel no mercado deve dar à tecnologia um grande impulso.
A versão 802.11a oferece velocidades de 54 megabits por segundo, equivalente à taxa da 802.11g. O padrão WiFi original, 802.11b, consegue transferir dados a 11 megabits por segundo, ainda assim, bem mais rápido que uma conexão banda larga doméstica. A versão 802.11a tem várias vantagens importantes, como velocidade maior e menor interferência, afirma Richard Doherty, diretor do Envisioneering Group, uma empresa de pesquisa do mercado de tecno-logia, baseada em Nova York. “Diferente da b e da g, ela funciona em uma banda que não é usada por telefones sem fio e microondas”, disse Doherty. “Várias reclamações de consumidores e empresários surgem quando alguém usa um microondas perto de uma rede sem fio.”
Craig Matthias, consultor de comunicações sem fio, descreve o padrão 802.11a como uma auto-estrada com 24 “pistas”, ou canais. Isso é uma alternativa atraente diante dos somente três canais oferecidos pelo 802.11g.
|