Honda CBR 1000RR Fireblade

 

Autos - 29/08/2004 - 11:13:02

 

Honda CBR 1000RR Fireblade

Alta performance com tecnologia de competição

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Modelo importado do Japão alia excelente desempenho com esportividade e design arrojado e é inspirado na atual campeã de MotoGP, a RC211V

Modelo importado do Japão alia excelente desempenho com esportividade e design arrojado e é inspirado na atual campeã de MotoGP, a RC211V

Resultado da experiência da marca nas pistas de competição e uma das mais modernas e potentes motocicletas fabricadas na atualidade, a nova superesportiva Honda CBR 1000RR Fireblade 2004 chega ao Brasil reunindo alta performance e avanços que revolucionaram o segmento, conquistando consumidores que procuram desempenho, estilo esportivo e segurança. Inspirado na atual campeã mundial de motovelocidade, a Honda RC211V, e considerado uma evolução da consagrada Honda CBR 900RR Fireblade, o modelo oferece o máximo de prazer à pilotagem, com respostas imediatas à aceleração, conforto, suavidade e controle.O estilo é semelhante ao da RC211V: arrojado e minimalista, capaz de transmitir a mais avançada tecnologia Honda. Também foi baseado no modelo de competição o desenho agressivo da carenagem, assim como a saída do escapamento, do tipo 4 x 2 x 1, “Centre-up” com a saída sob a rabeta, a suspensão traseira e a rigidez do chassi, além do novo motor com injeção de última geração PGM-DSFI, que tornam a CBR 1000RR Fireblade uma das mais leves, fortes, seguras e rápidas motocicletas de seu segmento. O modelo está disponível nas cores vermelha e prata, ambas com grafismos pretos, que conferem visual ainda mais arrojado. Com mais este lançamento, a Honda passa a oferecer em sua rede de concessionárias do País duas opções de motocicletas superesportivas de média e alta cilindradas: a Honda CBR 1000RR Fireblade e a Honda CBR 600RR. Design e estilo agressivo De estilo moderno, o painel de instrumentos digital apresenta ao centro, em destaque, um grande tacômetro eletrônico. Abaixo fica um visor de cristal líquido que informa a velocidade e a quilometragem percorrida (total e parcial), a hora e a temperatura do líquido de arrefecimento. Já as luzes indicadoras, em forma de led’s, informam a posição “neutro” do câmbio, indicam direção, farol alto, pressão do óleo, faixa vermelha do tacômetro e advertência de falha do sistema eletrônico. Ajuste e seleção de funções do painel são feitas por meio dos botões RESET e SEL. O chassi da CBR 1000RR Fireblade traz uma configuração totalmente nova, similar ao da RC211V e usada pela primeira vez na CBR 600RR. A peça incorpora duas grandes traves com secções retangulares em alumínio fundido que partem da coluna de direção e envolvem o motor por meio dos reforços laterais em forma de diamante. Uma construção que permite um elevado equilíbrio entre rigidez e resistência, assegurando total controle do conjunto, sobretudo em altas velocidades. O novo modelo apresenta uma dianteira reduzida, mais angulosa, além de faróis duplos com sistema “Line Beam” e lâmpadas de 55W, capazes de projetar um feixe luminoso potente e constante, superior aos modelos tradicionais, e que garante segurança durante a pilotagem noturna. O encaixe para as pernas está mais marcante, permitindo acomodar perfeitamente o corpo - mesmo de condutores de maior estatura - e o controle adequado da motocicleta em movimentos bruscos. Tanto os suportes da carenagem frontal quanto os pedais de apoio são feitos de alumínio. Os do piloto são recuados, visando o maior conforto. Com isso, assento, pedais e guidão oferecem uma posição ideal para qualquer tipo de pilotagem. Realçando sua esportividade, a CBR 1000RR Fireblade possui assentos individuais para o condutor e para o garupa. O assento individual do piloto é rebaixado, estreito e confortável, enquanto o do passageiro é removível, podendo ser substituído por uma cobertura de plástico que valoriza a pilotagem esportiva. Sob o assento também há espaço para guardar pequenos objetos. O reservatório de combustível, com capacidade para 18 litros incluindo a reserva (3,5 litros), está recuado e mais baixo em relação a outras motocicletas e possui características de modelos de competição. O motor compacto e o tanque de combustível central possibilitaram posicionar o piloto mais próximo do centro de gravidade, aumentando consideravelmente a maneabi-lidade da motocicleta. Para garantir a segurança do piloto ao sair da motocicleta, o cavalete lateral possui um interruptor de segurança que desliga o motor caso a primeira marcha seja engatada enquanto ele estiver acionado. Alta performance O motor de 998 cm3 DOHC (Double Over Head Camshaft) de 4 tempos, 4 cilindros e 4 válvulas por cilindro oferece elevada performance, com potência máxima de 171,3 cv a 11.250 rpm e torque máximo de 11,5 kgf.m a 8.500 rpm. Os pistões em liga leve de alumínio, com anéis de segmento de espessura reduzida, possuem curso de 56,5 mm e formam um conjunto de última geração que confere ao propulsor leveza, dimensões reduzidas e excepcional resistência ao atrito. Pioneiro na RC211V e introduzido em série na CBR 600RR, o novo sistema de injeção dupla PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System) incorpora dois conjuntos separados de injetores, dosando com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura e obtendo o máximo de eficiência na combustão. Essa quantidade é controlada por um sistema de dois injetores por cilindro, onde o jogo extra de injetores entra em funcionamento quando o motor supera 5.500 rpm, levando o propulsor a atingir até 11.500 rpm. Com a Honda CBR 1000RR Fireblade também surge a quarta geração de injetores de alta precisão. Esses componentes permitem uma pulverização mais fina de combustível, abrangendo uma área maior e misturando-se de forma compacta com o ar, proporcionando uma queima perfeita. Colaboram para isso o formato e a disposição dos 12 orifícios, que permitem uma saída mais uniforme. O sistema PGM-DSFI incorporou um novo processador de 32 bits na unidade central que controla, além da injeção, a ignição, o sistema de admissão e o sistema de amortecimento eletrônico da direção. Dados colhidos por sensores, como posição da borboleta do acelerador, rotação do motor, depressão do coletor de admissão, entre outros, e um módulo programado, contendo um microprocessador, determinam a curva de avanço e o tempo de injeção de combustível. Dessa maneira, obtém-se o melhor ajuste do ponto de ignição (faísca) e a quantidade ideal de combustível a ser injetado ao comando do acelerador para proporcionar um alto rendimento na combustão e o aumento nas rotações do motor. Procurando reduzir o peso do motor e reforçar a rigidez estrutural, o cárter é fabricado em magnésio ultraleve. O ganho foi de 375 gramas em relação aos modelos de alumínio, com maior resistência a altas temperaturas. A bomba de óleo também ganhou novo desenho e é feita de nylon, não de aço, diminuindo o peso em 50 gramas. O resultado prático de todas essas inovações é a rápida resposta ao acelerador e potência. Como a combustão da mistura é mais eficiente, as emissões de gases poluentes foram drasticamente reduzidas, fato importante para uma motocicleta desse porte e que está em conformidade com a política de proteção ambiental. Dirigibilidade e conforto Proveniente da RC211V, a nova suspensão traseira UNIT PRO-LINK da CBR 1000RR Fireblade suporta no próprio braço oscilante o amortecedor e a articulação da suspensão, em vez de estar ligado na parte inferior do chassi como nos PRO-LINK convencionais. Além de permitir ajustes, o curso da suspensão, de 135 mm, favorece a estabilidade. Essa inovadora configuração retira do chassi todos os esforços que se produzem na suspensão traseira em condução esportiva, eliminando a necessidade de reforço extra e conseqüente aumento do peso, que normalmente os chassis convencionais necessitam. Na dianteira, a suspensão do tipo telescópica invertida (upside down) é dotada do sistema HMAS (Honda’s Multi Action System) e possui um curso de 120 mm. O conjunto oferece a possibilidade de regulagem da tensão da mola, da velocidade de compressão e da velocidade de retorno dos amortecedores, auxiliando o piloto na adaptação às mais variadas condições de pista e estilos de condução, mantendo os pneus sempre em contato com o solo, excelente tração nas acelerações e estabilidade em curvas . A rigidez torcional da Honda CBR 1000RR Fireblade foi aumentada em comparação à Honda CBR 900RR, enquanto a rigidez lateral diminuiu para ajudar o chassi a entrar mais facilmente nas curvas rápidas. O chassi tipo dupla trave perimetral é feito de alumínio com seção retangular e tem balança da suspensão traseira reforçada. As novas rodas de liga leve, com aro de 17 polegadas, mantêm a configuração de três braços, com pneus radiais de perfil baixo Bridgestone BT 014, desenvolvidos especialmente para o modelo visando excelente aderência e dirigibilidade. Outra inovação é o amortecedor de direção eletrônico. Um dispositivo, montado na mesa da coluna de direção, controla automaticamente as oscilações durante a pilotagem esportiva e em acelerações mais fortes . A alta performance exigiu o desenvolvimento de um conjunto de freios de alto nível. Na dianteira, o sistema utiliza disco duplo flutuante com cáliper de quatro pistões e diâmetro de 310 mm, enquanto o freio traseiro é a disco de pistão simples, com 220 mm de diâmetro. Ambos utilizam pastilhas de freio de metal sinterizado. Os pneus radiais largos sem câmara e com perfil esportivo maximizam a eficiência da frenagem sem esforço para o piloto, mesmo em alta velocidade.  Importada do Japão, a nova Honda CBR 1000RR Fireblade 2004 tem preço público sugerido de R$ 73.669,00, base Estado de São Paulo, sem as despesas com frete, óleo e seguro. Pelo telefone 0800 701 3432, o consumidor obtém a localização da concessionária Honda mais próxima.

Modelo importado do Japão alia excelente desempenho com esportividade e design arrojado e é inspirado na atual campeã de MotoGP, a RC211V

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