Ao lançar, no dia 19 de fevereiro, os Cadernos de Apoio Pedagógico, a Prefeitura de São Bernardo introduz mais uma ferramenta de trabalho a serviço do ensino de 1ª a 4ª série do município. O material didático, distribuído gratuitamente a cada bimestre, aos alunos e professores da rede fundamental do município, reúne livro e caderno de exercícios em uma mesma edição. Seu conteúdo pedagógico irá se integrar aos demais programas já viabilizados nas escolas públicas da cidade como a Educação Tecnológica, as Bibliotecas Interativas e os Laboratórios de Informática.
Durante a cerimônia de entrega oficial dos Cadernos, o prefeito em exercício de São Bernardo, William Dib, lembrou que a criança e a educação continuam prioridade da atual Administração. “Os investimentos no ensino fundamental e na infra-estrutura de atenção à infância permitiram que esse segmento da população ? sempre vulnerável ? tivesse acesso a uma qualidade de atendimento nunca antes experimentada em São Bernardo”, disse. Para ele, “a municipalização e a parceria com as APM”s para manutenção e ampliação dos prédios escolares são alguns dos investimentos feitos. A formação permanente do professor e do dirigente escolar são requisitos fundamentais para um aprendizado adequado e que, cada vez mais, torna-se referência no ensino público paulista”, completou.
A adoção das apostilas terá como novidade a interação com as especificidades da rede municipal. O secretário de Educação e Cultura, Admir Ferro, determinou a um grupo de trabalho, constituído na Secretaria, a finalidade de adaptar o material às características da rede. “Buscamos um caderno sem fórmulas prontas, cujo conteúdo absorvesse nossa experiência educacional e estivesse aberto às avaliações e sugestões. As apostilas da Editora Filosofart responderam ao nosso interesse”, disse.
Educadores e técnicos da área incluirão, ao longo do ano, no material, o resultado de vivências compartilhadas pelos alunos da rede. São os subsídios de programas como o Educação para a Paz, Lixo e Cidadania e Educação Ambiental.
A equipe de São Bernardo já atuou em conjunto com a equipe técnica da editora na elaboração do material distribuído no primeiro bimestre desse ano. Prepara agora, as cartilhas dos meses de maio e junho de 2003.
Buscou-se nesse primeiro trabalho somar elementos locais às disciplinas convencionais abordadas nos livros como história, geografia, matemática, ciências e língua portuguesa. Em aulas de geografia e história a criança se identificará com informações sobre a cidade, como por exemplo a localização de São Bernardo e sua importância histórica para a indústria automobilística do país, e outros. “A forma está definida”, adiantou Ferro. “Aos poucos será instituído o conteúdo permanente, aquilo que queremos passar para o aluno”, disse o secretário.
Os cadernos fazem parte da Coleção Criança Cidadã da Editora Filosofart, de Curitiba, especializada em títulos pedagógicos e vão substituir os livros didáticos do Ministério da educação e Cultura (MEC).
Serão distribuídos quatro volumes bimestrais a 47.817 alunos de 1ª a 4ª série e a 1.427 professores em 70 escolas da rede de ensino fundamental.
Há cinco anos, a Prefeitura deu início ao processo de municipalização do ensino fundamental de 1ª a 4ª série. Em 2003, a Prefeitura vai municipalizar mais três escolas, totalizando 90% do ensino fundamental. O processo estará concluído em 2004.
|