Capacitar alunos e professores no uso da tecnologia da informação para que atinjam seu potencial pleno e contribuir para a melhoria da educação. Esses são os objetivos do programa global Parceiros na Aprendizagem, da Microsoft. Lançada no segundo semestre do ano passado, a iniciativa prevê investimento de US$ 250 milhões em todo mundo ao longo de cinco anos. Os recursos serão empregados em capacitação de educadores e estudantes e desenvolvimento e adaptação de currículos.
A tecnologia da informação e comunicação está cada vez mais disponível. Mesmo assim, alunos e professores ainda não contam com acesso básico a computadores e capac-itação para seu uso.
Estudo recente da Unesco apontou que 58,4% dos professores brasileiros não navegam na Internet e 59,6% nunca utilizaram o correio eletrônico. O resultado é uma crescente falta de conhecimento nessa área, o que contribui para aumentar ainda mais as diferenças de qualidade de vida, desenvolvimento econômico e competitividade.
“A Microsoft investe em educação no Brasil há mais de uma década, sempre com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem por meio da tecnologia.
As ações da empresa nessa área reforçam seu compromisso com o país e ajudam a elevar a qualificação de professores e alunos, o que contribui para o desenvolvimento econômico e social do Brasil como um todo”, afirma Emilio Umeoka, presidente da Microsoft Brasil. “O Parceiros na Aprendizagem é uma nova iniciativa, que pretende ampliar ainda mais nossa contribuição para melhoria da educação.”
Apesar de ser um programa de abrangência global, as atividades são definidas e implementadas localmente, em parceria com governos e instituições, para atenderem as necessidades específicas de cada região. O Brasil foi um dos primeiros países a aderir ao Parceiros na Aprendizagem. Desde de junho do ano passado, três estados já firmaram acordos para implantação do programa: Paraíba, São Paulo e Goiás.
Eles se beneficiam de três programas que compõem o Parceiros na Aprendizagem. O primeiro, Fresh Start para Computadores Doados, foi criado para oferecer revalidação de licença dos sistemas operacionais Windows 98 Second Edition e Windows 2000 Pro para escolas primárias e secundárias que usam computadores doados, que já possuíam software da Microsoft.
O Contrato Escola torna as principais ferramentas da Microsoft usadas em educação (Windows XP Pro e Office XP Pro) mais acessíveis às escolas públicas de educação básica e ensino médio.
Os aplicativos podem ser instalados em máquinas das escolas e dos professores que trabalham nas mesmas. O contrato precisa ser assinado por uma Secretaria de Educação estadual ou municipal.
O terceiro componente é o investimento em recursos para prover governos e educadores com programas de capacitação e projetos de incentivo ao uso inovador das tecnologias da informação e comunicação por professores e estudantes, adequados às realidades de cada região. Os projetos e cursos poderão ocorrer nos estados/municípios, à distância ou centros de educação e pesquisa, como o Microsoft IT Academy Center, inaugurado ontem na Fundação Bradesco, em Campinas.
Orientação de alto nível
Para implementar e gerir o Parceiros na Aprendizagem no Brasil, a Microsoft montou uma equipe interna de oito profissionais, incluindo educadores. Para validar os projetos e o rumo do programa também foi criado o Fórum de Líderes Educacionais, que conta com renomados profissionais da área.
“É muito adequada a estratégia de escutar os educadores do país. O Parceiros na Aprendizagem reúne as melhores experiências, que têm os melhores resultados. Representa uma visão de usar o computador de maneira construtivista, fazendo com que o jovem se aproprie do recurso tecnológico e o utilize de acordo com o que ele quer”, avalia Lea Fagundes, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do Fórum de Líderes Educacionais.
De acordo com o professor Eduardo Chaves, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e também membro do Fórum, a responsabilidade do grupo é zelar para que o programa cumpra seu objetivo. “É colocar o Parceiros na Aprendizagem debaixo do controle de educadores para que a comunidade acadêmica supervisione e dê seu aval. Discutir formas de avaliação também faz parte do nosso trabalho”, conclui.
Para a professora Lenise Garcia, da Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Fórum, um dos pontos fortes do programa é utilizar experiências bem sucedidas. “Ele favorece, entre outras coisas, a integração de diferentes projetos e instituições”, afirma. Um exemplo é a integração do Sua Escola a 2000 por Hora, projeto do Instituto Ayrton Senna, às atividades do Parceiros na Aprendizagem na Paraíba, primeiro estado a aderir à iniciativa no Brasil.
Presente em dez estados brasileiros, o Sua Escola a 2000 por Hora é fruto de uma parceria entre a Microsoft e o Instituto.
Primeiros programas
Outro programa que está sendo implantado na Paraíba é o Aluno Monitor. A intenção é capacitar estudantes da rede pública de ensino médio para que exerçam atividades técnicas e pedagógicas em laboratórios de informática de escolas e núcleos de tecnologia. O objetivo é aumentar a socialização dos jovens e permitir que os alunos utilizem os conhecimentos adquiridos para conquistar uma posição no mercado de trabalho. Além disso, podem replicar o conhecimento para toda comunidade escolar.
Em São Paulo, o primeiro projeto do Parceiros na Aprendizagem é o Expressões Digitais 2004. Professores e alunos vão aprender noções básicas de informática (rede, hardware, software, sistema operacional, Internet) e, por meio de uma pedagogia comunitária, espalhar o conhecimento adquirido. Para realização desse programa, foi convidado outro parceiro da Microsoft em educação, o Cidade Escola Aprendiz.
Em Goiás, 350 educadores de diversas partes do estado recerão ainda em junho capacitação no uso pedagógico da tecnologia. Esse conhecimento será repassado no segundo semestre deste ano a um grupo inicial de 600 alunos da 7ª série do ensino fundamental à 2ª serie do ensino médio. Esses estudantes atuarão como monitores dos laboratórios de informática de 150 escolas. Ao todo, serão beneficiados 5 mil alunos até meados de 2005.
“Nossa visão de longo prazo para o segmento educacional é contribuir significativamente para esforços que capacitem professores e alunos a atingir seu potencial pleno ao prover acesso às tecnologias mais avançadas e prepará-los para sua utilização. Esse posicionamento é totalmente consistente com nossa missão corporativa de criar softwares inovadores e confiáveis, que melhorem a vida das pessoas e promovam oportunidades sociais e econômicas”, diz Márcia Teixeira, gerente de programa educacional da Microsoft Brasil.
|