O ex-Secretário de Educação e Cultura e vereador Admir Ferro (PSDB) participou ontem, dia 1º/06, com o prefeito William Dib e a atual secretária professora Neide Felicidade, da entrega de mais um Laboratório de Informática em unidade da rede municipal de ensino - a Emeb Senador Teotônio Vilela, no Jardim Ipê. Nesta gestão já são 48 o número de Laboratórios instalados. Na mesma unidade foi inaugurada a Biblioteca Interativa, num investimento total de R$ 215 mil, incluídos o acervo, mobiliário, equipamentos e construção.
A Escola municipalizada no ano passado, atende a 580 alunos do ensino fundamental, 07 na Inclusão e 45, no Apoio Pedagógico, além de 27 alunos na Educação de Jovens e Adultos. Na semana passada foram entregues os Laboratórios de Informática e Bibliotecas Interativas nas Emebs Flamínio Araújo Castro Rangel, na Vila Marchi e na Emeb Prof. Anita Magrini Guedes, Baeta Neves, em solenidades nas quais o ex-Secretário e vereador representou o prefeito William Dib. Na Emeb Professora Anita Magrini Guedes, foram entregues as obras de reforma da cozinha e do Refeitório, bem como instalados equipamentos destinados ao uso de portadores de necessidades especiais, como parte do Programa de Acessibilidade, adotado pela Secretaria e que tem como objetivo a remoção de barreiras arquitetônicas para permitir a livre locomoção de pessoas com mobilidade reduzida; adaptação de instalações e de mobiliário e aquisição de equipamentos, materiais didáticos e para-didáticos especifícos aos portadores de necessidades especiais.
Até março deste ano foram instaladas 44 Bibliotecas Interativas nas unidades da rede municipal, beneficiando as escolas de Educação Infantil, Fundamental, Especial e comunidade. As Bibliotecas Interativas são uma proposta inovadora, em relação as bibliotecas convencionais. A rede de bibliotecas começou a ser introduzida em 1.999, em parceria com o Departamento de Biblioteconomia da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo.
Já o Programa de Tecnologia de Informação – Laboratórios de Informática, visa dar acesso à comunidade escolar à utilização da informática como instrumento do processo de construção do conhecimento, capacitar os professores e técnicos da rede municipal de ensino para a utilização do Laboratório de Tecnologia Educacional, articulando seu uso à prática pedagógica.
Cada Laboratório é composto por computadores completos com softwares educacionais, TV de 29 polegadas, receptor de antena parabólica, microcâmeras três em um; impressora laser e jato de tinta e scanner de mesa. Segundo o ex-Secretário Admir Ferro, a idéia é “tornar o Laboratório de Tecnologia da Informação um espaço permanente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, troca de experiência, divulgação de idéias e resultado”. “O Laboratório de Informática é mais uma ferramenta de apoio ao ensino nas escolas de Ensino Fundamental e Educação Especial, realizado em parceria com a Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo” – concluiu.
|