A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) realizará em novembro a 7ª edição do Seminário Nacional de Resíduos Sólidos. O evento debaterá e apresentará projetos sócio-econômicos e sócio-ambientais. São Bernardo estará presente com o Programa Lixo e Cidadania, responsável pela inclusão social de ex-catadores de lixo e suas famílias. “O convite para São Bernardo expor suas experiências aos especialistas sanitários é o reconhecimento da importância social que Programa ganhou com os resultados positivos alcançados junto à comunidade”, destaca o prefeito William Dib.
Na quinta-feira, dia 27 de maio, o prefeito recebeu, em seu gabinete, o presidente da Abes-SP, Lineu Andrade de Almeida, o secretário executivo do Seminário, Rubens Rolla Filho e a secretária executiva do Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo, Ana Lúcia Brasil. Acompanharam a audiência o assessor do prefeito, Ademir Silvestre, o secretário de Habitação e Meio Ambiente, Paulo Massoca e a diretora do Meio Ambiente, Sonia Lima.
Durante o encontro, os organizadores do Seminário de Resíduos Sólidos convidaram a Prefeitura de São Bernardo para apresentar os programas desenvolvidos com os ex-catadores do Lixão do Alvarenga e dos ex-catadores de rua durante o seminário. Para Ana Lúcia, o lixo é um bem econômico e um bem social que dá oportunidade de trabalho e de cidadania como São Bernardo comprovou com seus dois projetos com catadores. “Cada vez mais as prefeituras estão preocupadas com o problema social causado pelo lixo e São Bernardo será o exemplo a ser seguido por outros municípios”, completa a secretária executiva do Fórum Lixo e Cidadania.
Ademir Silvestre lembrou das dificuldades iniciais do fechamento por completo do Lixão do Alvarenga. Segundo ele, foi preciso unir a sociedade civil organizada com o poder público para impedir o despejo clandestino de lixo e entulho na área. “É importante mostrar como conseguimos dar cidadania, estudos e renda para famílias que viviam catando lixo no aterro. É uma elevação na cidadania”, explica Silvestre.
As experiências de São Bernardo serão visitadas pessoalmente pelos especialistas, segundo os organizadores do Seminário. Além disso, os técnicos do meio Ambiente da Prefeitura irão expor o Programa Lixo e Cidadania aos participantes do evento.
Dentre os objetivos cumpridos pelo Programa destacam-se o fechamento do Lixão do Alvarenga, a erradicação do trabalho infantil com o lixo e a aplicação de políticas públicas, visando a valorização profissional dos catadores como agentes pioneiros da coleta seletiva com a criação de dois centros de reciclagem.
Outro ponto fundamental foi a inclusão social das famílias que viviam no Lixão e sobreviviam catando lixo.
Os centros de ecologia do Bairro Assunção e da Vila Vilvaldi foram construídos pela Prefeitura de São Bernardo.
Os catadores receberam treinamento e hoje sobrevivem da venda de materiais recicláveis.
|