A Prefeitura de São Bernardo apresentou ao governo do Estado, uma proposta alternativa para o traçado estipulado pelo Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) para o trecho Sul do Rodoanel Mário Covas. O documento foi entregue pelo secretário de Habitação e Meio Ambiente, Osmar Mendonça, na audiência pública do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), realizada, 13 de fevereiro, no teatro Elis Regina, em São Bernardo.
O projeto do Rodoanel interliga as dez rodovias que acessam a Região Metropolitana de São Paulo, com uma extensão de 174 km, com três ou quatro faixas de rolamento por sentido. Dos 53,7 km do trecho Sul, 14,5 Km passam por São Bernardo, interligando as rodovias Anchieta e Imigrantes.
Em sua proposta, a Prefeitura prevê alterações no Rodoanel em três pontos da cidade e solicita ao governo do Estado que sejam realizadas mais quatro obras complementares ao empreendimento. Os objetivos são diminuir danos ambientais em alguns pontos e evitar que sejam afetados bairros em outros trechos da rodovia, diminuindo o número de desapropriações de residências, além de otimizar o tráfego de veículos na Imigrantes e na Anchieta.
De acordo com o secretário de Obras da Prefeitura, Otávio Manente, que também esteve presente no encontro, as propostas de alteração do traçado foram definidas após um mês de trabalho de uma comissão composta por secretarias da administração.
Adequações – São as seguintes as sete intervenções e adequações propostas: 1) Relocação do traçado atual do Rodoanel desviando-o dos núcleos habitacionais Parque Los Angeles e Nova Canaã. 2) Acesso indireto ao Rodoanel na altura do Parque Industrial dos Imigrantes. 3) Duplicação da Estrada dos Alvarenga e execução das alças de acesso no Km 23 da Rodovia dos Imigrantes. 4) Relocação do traçado do Rodoanel desviando-o de braços da Represa Billings que se encontram bastante preservados. 5) Relocação do traçado do Rodoanel evitando o confinamento do Jardim Jussara e Vila Santos Dumont, nas alças do trevo proposto. 6) Remodelação do trevo do Km 29 da Via Anchieta (altura do Riacho Grande). 7) Alargamento da marginal sul da Anchieta (do Km 23 ao Km 29) e execução da marginal norte (do km 18 ao Km 29 da Via Anchieta).
O Dersa somente poderá iniciar a obra depois que a secretaria estadual aprovar o documento final de impacto ambiental, que poderá contemplar as sugestões apresentadas pela Prefeitura.
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