O prefeito de São Bernardo, William Dib, entregou na terça-feira, 18 de maio, aos alunos da rede municipal de ensino duas novas bibliotecas interativas, uma na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Maria Justina de Camargo, no Jardim Vera Cruz, e outra na Moyses Cheid, no Jardim Nazareth. Os espaços receberam, respectivamente, os nomes dos escritores Pedro Bandeira e Rubem Alves. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, já instalou bibliotecas em 46 escolas.
Este ano a Prefeitura de São Bernardo repassou às Associações de Pais e Mestres (APMs) R$ 21 milhões para investimentos na manutenção e ampliação de escolas, instalação de bibliotecas interativas, laboratórios de informática e compra de uniformes e material escolar para os cerca de 92 mil alunos da rede municipal. Os repasses para as escolas de ensino fundamental (1ª a 4ª série) foram iniciados em 1999. As de ensino infantil começaram a receber a verba um ano depois.
”A parceria com a comunidade é fundamental para garantirmos ensino de boa qualidade às nossas crianças. A presença dos pais na discussão e no acompanhamento do uso dos recursos nos dá a certeza de que o dinheiro está sendo bem empregado. A educação é o melhor instrumento para se combater as desigualdades sociais”, disse o prefeito William Dib.
Para os diretores e pais de alunos das escolas beneficiadas, as bibliotecas vão contribuir para a formação dos alunos. “Não tenho condições de pagar os estudos da minha filha. Aqui, a escola está oferecendo tudo o que tem uma escola particular, como livros e computadores”, disse a dona de casa Edineide Ferreira da Silva, mãe da aluna Érika Domingos, da Emeb Moyses Cheid. “As bibliotecas são um espaço do saber, mas também o local onde a criança desenvolve sua criatividade”, completou a secretária de Educação e Cultura, Neide Felicidade. As bibliotecas interativas são equipadas com livros, revistas, jornais, tevê e vídeo. A Prefeitura de São Bernardo atingiu este ano 100% da municipalização do ensino fundamental. Desde o início do processo de municipalização (1998) até o início deste ano já foram entregues 30 escolas e reformadas outras 38 até então sob a responsabilidade do Estado. Até o final deste ano deverão ser inauguradas mais cinco escolas, para atender cerca de 4 mil alunos. São Bernardo possui 150 escolas municipais.
O ex-secretário de Educação e Cultura, o vereador Admir Ferro, disse que São Bernardo deve servir de modelo para todo o país. “Em 1997, quando assumimos a Secretaria, em média 50% dos alunos era constituída por crianças não alfabéticas, ou seja, quando escreviam, não conseguiam ter a compreensão do que escreviam ou liam. Hoje conseguimos reduzir esse número a 0,1% da rede”, afirmou
|